Conheça Nikolai Kamov, que criou a lendária fábrica russa de helicópteros há quase 100 anos

KA-27

A indústria de helicópteros celebrou recentemente o 120º aniversário do nascimento do notável projetista de aeronaves soviético Nikolai Kamov. Sua escola de criação de helicópteros com rotores coaxiais continua a se desenvolver hoje e as máquinas projetadas na Rússia estão em demanda vários locais do mundo.

A originalidade do design e suas vantagens, bem como o alto nível de implementação técnica, tornam o esquema coaxial “uma pérola na coroa da aviação russa”. Kamov, portanto, não apenas criou uma empresa de helicópteros, ele criou uma escola para o projeto, construção e organização da produção em série de helicópteros coaxiais.

Helicópteros desse esquema são difíceis de fazer. E as vantagens são a compacidade, a capacidade de manobra única, comprovadas por demonstrações civis e mesmo em combate. Nos dias atuais, o trabalho dos alunos de Nikolai Kamov não para. Novas áreas e projetos estão sendo desenvolvidos e os antigos estão sendo aprimorados.

O serviço de imprensa da holding Russian Helicopters da estatal Rostec, informou que mais de 2.500 helicópteros da marca “Ka” foram produzidos ao longo dos anos. Agora, existem mais de 700 deles registrados no mundo. No total, os helicópteros Kamov são operados em 31 países, incluindo a Rússia. 

No exterior, o helicóptero de combate a incêndio e resgate Ka-32A11BC, que possui alta estabilidade e manobrabilidade, ganhou grande popularidade. Este modelo é usado em 21 países ao redor do mundo, incluindo Canadá, Suíça, Espanha, África do Sul, República da Coreia, China, Indonésia, Vietnã, Turquia, Tailândia e outros.

Nascimento de Kamov

Nikolai Kamov, projetista de aeronaves soviético, Herói do Trabalho Socialista, nasceu em 14 de setembro de 1902 em Irkutsk. Em 1929, juntamente com o projetista de aeronaves Nikolai Skrizhinsky e com o apoio de Osoaviakhim, ele criou o primeiro autogiro de dois lugares KASKR-1 “Engenheiro Vermelho” na União Soviética. 

KA-52 – Foto de Dmitriy Pichugin, GFDL 1.2, via Wikimedia

Os autores chamaram a aeronave de “helicóptero”. Em 1947, sob a liderança de Kamov, foi construído um helicóptero coaxial experimental de assento único Ka-8 “Irkutyanin”. E em 1948, o projetista tornou-se o chefe do escritório de design experimental No. 2 (OKB-2), que se concentrou na criação de helicópteros. 

Sob a liderança de Kamov, foram criados os primeiros helicópteros Ka-8 e Ka-10, helicópteros multiuso Ka-15 e Ka-18, Helicóptero antissubmarino Ka-25 baseado em navio, helicóptero multiuso Ka-26, helicóptero Ka-22, motos de neve Sever-2 e Ka-30. 

Nikolai Kamov morreu em 24 de novembro de 1973 em Moscou aos 72 anos. Ele foi enterrado no cemitério Novodevichy da capital russa, Moscou.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias