Início Indústria Aeronáutica

Quer ver como o Boeing 747 é realmente grande? Então veja essas imagens!

Com exceção daqueles que já estiveram a bordo do clássico gigante Boeing 747, a maioria das pessoas não tem uma noção real das dimensões da aeronave. E provavelmente até os que já estiveram a bordo também não têm tal clareza, por estarem limitados por tudo que há dentro do Jumbo. Mas as imagens a seguir vão te dar uma clara ideia do que se trata!

Boeing 747 cross section fuselagem por dentro
Seção transversal da fuselagem de um Boeing 747

Em suas medidas externas, a fuselagem do Boeing 747 atinge a largura de 6,5 metros e a altura de 7,81 metros. Em seu interior, com a redução das paredes da fuselagem, a medida no ponto mais largo ainda fica em 6,1 metros.

Note que a altura, mesmo divida em 3 pisos, ainda resulta em espaço suficiente para que pessoas andem em pé pelos corredores dos dois níveis da cabine de passageiros com enorme folga em relação ao teto. E no compartimento de cargas, ainda sobre altura suficiente para caber um carro.

Com tal espaço, tipicamente a versão 747-400 do Jumbo costuma comportar 416 pessoas em configuração de 3 classes, ou 524 pessoas em configuração de 2 classes. E isso porque estamos falando do maior modelo da versão clássica, e não do moderno Boeing 747-8 que ganhou alguns metros a mais de comprimento.

Seção transversal da fuselagem de um Boeing 747

Por fora, tudo continua tão grande quanto por dentro. A versão -400 tem 70,6 metros de comprimento, 64,4 metros entre as pontas das asas e 19,4 metros do chão até a ponta da cauda.

Beoing 747-400 na versão de Cargas

Boeing 747-400

Seus motores podem chegar a 2,39 metros de diâmetro interno na região de entrada de ar, de acordo com o modelo escolhido. Bastante grandes para a época, mas nesse caso não tanto assim ao compararmos com as gerações atuais dos turbofans do Boeing 777X, os maiores motores já fabricados.

Boeing 747 com um motor do 777X – Imagem: General Electric

Sair da versão mobile