Raio atinge avião em voo e pilotos gravam imagens incríveis

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Imagens incríveis foram feitas por pilotos de um Boeing 787 Dreamliner, quando um raio atingiu a aeronave e iluminou a cabine. As imagens foram gravadas da cabine de comando de um Boeing 787 de uma empresa ainda não mencionada.

No início do vídeo, é possível ver que a aeronave entra numa nuvem. Logo depois, é visto um feixe de luz à frente do para-brisa e um clarão ilumina a cabine além de resultar num forte estrondo por conta da descarga elétrica.

Apesar das imagens impressionantes e do susto, o avião continua voando normalmente, como esperado. Isto ocorre porque qualquer aeronave é uma Gaiola de Faraday, que é um invólucro feito por material condutor de energia. O conceito foi estudado em 1836 pelo físico britânico Michael Faraday, e consiste em um objeto que é envolto em material que conduz a energia, fazendo com que ela percorra em volta dele e não “entre” nele.

Isto gera uma blindagem eletrostática, onde o raio apenas “passa” pela aeronave e segue seu trajeto até o chão caso seja vertical ou até outra nuvem caso seja uma descarga horizontal, que inclusive é mais comum que os verticais.

O vídeo também comprova a teoria que raios não derrubam aviões, embora tragam um pouco de suspense aos passageiros menos frequentes. Apesar da segurança, o susto é certo.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias