Início Novidades

Raio-x no aeroporto revela mais de 100 animais vivos em bagagens de duas mulheres

Imagem: Departamento de Conservação de Parques Nacionais, Vida Selvagem e Plantas da Tailândia

Na última segunda-feira, 27 de junho, oficiais da Tailândia prenderam duas mulheres no aeroporto de Suvarnabhumi, em Bangkok, sob a acusação de contrabando de 109 animais selvagens.

Em um comunicado à imprensa, o Departamento de Parques Nacionais, Vida Selvagem e Conservação de Plantas da Tailândia confirmou que os animais foram encontrados em duas malas diferentes despachadas, durante a inspeção de raio-X.

Diante da descoberta, as autoridades rapidamente prenderam duas mulheres indianas proprietárias das bagagens, identificadas pelo Bangkok Post como Nithya Raja, 38, e ZakiaSulthana Ebrahim, 24. Os policiais abordaram as mulheres antes de embarcarem no voo com destino a Chennai, na Índia.

Nas malas foram encontrados vários animais selvagens, sendo dois tatus, dois porcos-espinhos, 20 cobras, 35 tartarugas e 50 lagartos. Embora severamente desidratados, a maioria dos animais estava viva, com apenas dois mortos.

Imagem: Departamento de Conservação de Parques Nacionais, Vida Selvagem e Plantas da Tailândia
Imagem: Departamento de Conservação de Parques Nacionais, Vida Selvagem e Plantas da Tailândia
Imagem: Departamento de Conservação de Parques Nacionais, Vida Selvagem e Plantas da Tailândia

A maioria desses animais está sob proteção ambiental ou são inadequados para a maioria dos ambientes que não sejam seu próprio habitat. As tartarugas são de uma família que está na lista internacional de espécies vulneráveis.

As suspeitas foram detidas sob acusação ​​de violar a Lei de Conservação e Proteção da Vida Selvagem da Tailândia de 2019, a Lei de Doenças Animais de 2015 e a Lei de Alfândega de 2017. Ambas podem enfrentar até 10 anos de prisão.

As autoridades não compartilharam as intenções das suspeitas se desembarcassem com sucesso com os animais em Chennai. Também não há informações sobre o paradeiro dos animais resgatados, se precisaram de cuidados especiais, se vão voltar à natureza ou se vão para algum centro de animais.

Segundo a Agência Pressenza, de acordo com a TRAFFIC, organização não governamental que investiga o tráfico de animais silvestres e plantas, o contrabando de animais exóticos é o quarto comércio ilegal mais recente, ficando atrás apenas de armas, drogas e tráfico de seres humanos.

Um relatório feito pela TRAFFIC em março de 2022 mostra que pelo menos 70.000 animais selvagens e exóticos foram encontrados em 140 buscas em 18 aeroportos indianos diferentes entre 2011 e 2020. Mais de um terço desses crimes aconteceu no Aeroporto Internacional de Chennai.

O relatório diz: “O Aeroporto Internacional de Chennai, Tamil Nadu, registrou o maior número de incidentes de apreensão de animais selvagens, seguido pelo Aeroporto Internacional Chhatrapati Shivaji, de Mumbai, e Aeroporto Indira Gandhi, de Nova Délhi.

Sair da versão mobile