Ramiro Sequeira escolhido como CEO interino da TAP Air Portugal

A TAP Air Portugal está nomeando o executivo Ramiro Sequeira como presidente interino da companhia aérea, em substituição ao brasileiro Antonoaldo Neves, que deixará o comando da empresa aérea após o aumento do capital português na companhia e a saída de David Neeleman. Neves era um dos braços direitos de Neeleman.

Sequeira, que atualmente ocupa o cargo de Chief Operating Officer (COO) da empresa, passará a responder interinamente como CEO. Segundo o Jornal de Negócios, a nomeação de Ramiro Sequeira ainda terá de ser certificada pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) portuguesa.

Ainda segundo o jornal, antes de Sequeira, David Pedrosa e Valter Fernandes, CEO da Portugália, chegaram a ser convidados para ocupar o cargo, mas declinaram por motivos diversos.

Ramiro Sequeira tem uma longa trajetória na aviação, com 12 anos em cargos seniores no grupo IAG, passando por Iberia e Vueling. Antes disso, trabalhou na Luzair, Air Luxor e Portway. Está na TAP desde 2018, na posição de COO.

O anúncio de Sequeira para a posição foi feito pelo ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, o qual ainda confirmou que um processo para recrutamento do gestor definitivo está acontecendo em paralelo, conduzido por uma consultoria especializada em head hunting.

Quando chegou à TAP, Sequeira deu uma entrevista para o jornal da empresa aérea, a qual está disponível aqui.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias