Início Novidades

Raposa volta a ser vista em Viracopos e causa arremetida de A330neo; ouça o que disseram os pilotos

Imagem: Ricardo Lima / Aeroportos Brasil Viracopos

Um animal voltou a interferir nas operações do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), nesta semana, configurando-se como o terceiro caso em apenas quatro dias. A mais recente aparição aconteceu no início da noite da terça-feira, 19 de julho, mais uma vez permitindo acompanhar os procedimentos adotados diante de um fato como esse.

Era por volta de 18h50, quando o Airbus A320neo de matrícula PR-YYC, da Azul Linhas Aéreas, havia ingressado na pista e estava alinhado na cabeceira 15.

A autorização de decolagem já havia sido recebida para seu voo AD-4332, com destino a Recife (PE), quando o piloto informou ao controlador de tráfego que precisaria manter a posição, conforme se ouve na gravação a seguir, feita pela câmera ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube:

Como visto e ouvido no vídeo acima, após manter a posição, o piloto justificou que o fez por ter visto um animal, como um cachorro ou uma raposinha, cruzando a pista de um lado para o outro, pouco à frente da aeronave.

Como a raposa já havia chegado à grama no lado oposto, inicialmente o piloto informou que poderia prosseguir com sua decolagem quando o controlador lhe perguntou se gostaria de esperar por uma inspeção da pista. Assim, foi autorizado a partir.

Porém, logo depois, o piloto de um Airbus A330neo da Azul, que se aproximava para pouso, informou que estava a 5 milhas (cerca de 9 km) da cabeceira. Diante disso, o controlador solicitou que o voo AD-4332 esperasse mais um pouco para decolar, já que seria solicitado o procedimento de aproximação perdida (arremetida) ao avião que estava se aproximando, pela necessidade de inspeção da pista.

Nesse momento, ao confirmar que esperaria para decolar, o piloto do A320neo informou que o animal voltou a aparecer em sua frente.

Nos minutos seguintes, o Airbus A330neo é visto ganhando altura em sua arremetida, e o veículo de apoio de solo do Aeroporto de Viracopos é visto andando nas proximidades da cabeceira 15 enquanto busca espantar a raposa.

Após resolvido o problema, o voo AD-4332 é autorizado a decolar, e pouco depois o Airbus A330neo já é visto retornando para o pouso completo pela cabeceira 15 de Viracopos.

Os dois casos anteriores foram registrados nos dias 16 e 17, sábado e domingo, quando os pilotos de um ATR 72 pararam a aeronave na taxiway ao avistarem o animal após o pouso, e o piloto de um Learjet 31 precisou arremeter o jatinho executivo quando se aproximava pela cabeceira 33.

Sair da versão mobile