Após uma visita ao Brasil no final do mês passado, o raro trijato McDonnell Douglas DC-10-30 da empresa estatal Transportes Aéreos Bolivianos (TAB) voltará ao Brasil. Seu destino será o mesmo da operação anterior, ou seja, a cidade de Manaus. O voo cargueiro passou a constar da base de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) na data de ontem (20).
Segundo o registro de voos da ANAC, a operação será realizada na rota ligando Santa Cruz de La Sierra a Manaus no dia 23 de novembro (próxima segunda-feira). Será um voo pontual, cargueiro, com hora de chegada prevista à capital amazonense às 9h00 locais (voo BOL754). A partida está programada para 18h00 do mesmo dia (voo BOL753).
Rara chance
O jato em questão tem 33 anos de idade e está na TAB desde 2013, tendo antes voado por 25 anos na Federal Express. Será outra rara chance do Brasil rever uma aeronave desse modelo, já que há poucos voando no mundo atualmente. No passado, porém, não era assim, pois além das muitas empresas internacionais, outras brasileiras também operaram o jato por aqui, como a Varig, Vasp, Transair, MTA, entre outras.
Segundo seu site na internet, a TAB tem quarenta anos de idade, prestando serviços de transporte aéreo de cargas nacionais e internacionais promovendo a integração e soberania nacional boliviana.
Ela preenche uma lacuna no país, realizando operações de comércio internacional contribuindo tanto para importação como exportação, transportando diversos tipos de carga como: cargas perecíveis, equipamentos e maquinários para petróleo, animais vivos, mercadorias perigosas, cargas volumosas e de grandes dimensões, mantendo rotas para Lima, Caracas, Miami e fazendo voos charter para qualquer parte da região.