Raro avião venezuelano de quase 40 anos fará voos especiais ao aeroporto de Guarulhos

Imagem: Canal Viracops FullHD via Youtube

Nas próximas semanas, o aeroporto de Guarulhos receberá visitas do clássico avião do modelo Airbus A300 da empresa venezuelana Transcarga. A passagem pelo aeroporto de Região Metropolitana de São Paulo é rara, já que o raro avião é mais visto em Viracopos (Campinas) e Manaus. O objetivo do voo é o transporte de cargas, embora o contratante ou o que será levado a bordo não tenha sido revelado.

Os voos estão programados da seguinte forma (como consta do diretório da ANAC):

VOO UM (TIW-1521) – Em 30 de novembro, a aeronave decola de Caracas, pousa em Manaus às 11h da manhã e depois decola para Guarulhos às 13h, onde aterrissa às 16h30. Na madrugada seguinte, o jato decola rumo a Bogotá.

VOO DOIS (TIW-1521) – Em 2 de dezembro, o A300 pousa em Manaus às 19h e decola às 21h para Guarulhos, pousando em SP às 1h30 da madrugada seguinte. A partida, também para Bogotá, acontece em 3 de dezembro às 13h.

VOO TRÊS (TIW-1521) – Em 9 de dezembro, o voo segue exatamente o mesmo trajeto e horários citados acima no VOO UM.

A empresa

A Transcarga iniciou suas operações na Venezuela em 1998, estabelecendo-se com capital 100% venezuelano. Seus voos são dedicados ao transporte de cargas variadas. A companhia diz que atende também a pequenos e médios produtores venezuelanos, tanto internamente como para as necessidades de exportação de produtos perecíveis como peixes, mariscos, vegetais, frutas, flores, etc. Outro segmento chave é o serviço de encomendas, documentos e correspondência.

Atualmente, a empresa está impedida de voar aos Estados Unidos em razão de sanções operacionais impostas pelo governo americano.

O avião

O Airbus A300 é uma aeronave de corpo largo, ideal para cargas pesadas e grandes volumes. A aeronave é capaz de transportar cargas de grande volume e até 40.000 quilos de e para os principais destinos de comércio internacional da região.

Os dois jatos do modelo na frota da Transcarga possuem uma idade média de 38 anos de idade.

Algumas características:
Comprimento: 53,62 metros
Altura: 16,90 metros
Envergadura: 44,84 metros
Diâmetro da Fuselagem: 5,64 metros
Peso Máximo de Decolagem: 165.000 quilos

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias