Raro Boeing 747 faz uma incrível passagem baixa com a porta aberta para deleite do público

Um show aéreo no deserto americano chamou a atenção neste final de semana por suas diversas exibições, mas a estrela não foi um avião militar e sim um Boeing 747 SP civil muito especial, que está de despedida de suas missões.

Reprodução do vídeo abaixo

O Aerospace Valley Airshow, ou simplesmente AVA Airshow, foi realizado no último final de semana na Base Aérea de Edwards, ao norte de Los Angeles e no meio do deserto. Esta base tem por grande histórico ser o centro de avaliação da Força Aérea dos EUA, a USAF, um local de eventos históricos como a primeira quebra da barreira do som realizado por um homem, e também os primeiros pousos do ônibus espacial.

A base também é próxima de outra localidade militar, a de Palmdale, de onde o avião mais rápido do mundo, o SR-71 Blackbird, decolou pela primeira vez, assim como o bombardeiro invisível B-2 Spirit. De certa forma, toda essa história foi contada no show aéreo, que contou com aviões icônicos, experimentais e que estiveram ou estão na vanguarda da tecnologia aeroespacial.

Mas o destaque do show ficou para um avião civil que não nasceu ali, mas que é único: o Boeing 747 SP (a menor versão do Jumbo), modificada e operada pela NASA e a Agência Espacial Alemã para levar o telescópio aerotransportado SOFIA.

A aparição deste “pequeno Jumbo” já é algo raro em shows aéreos, mas a NASA foi além e fez uma passagem baixa com ele, com a porta do telescópio aberta, para o deleite dos espectadores. Um momento para ficar na memória, já que o avião acaba de ser aposentado das missões de observação do espaço.

Além do 747SP, a NASA fez demonstrações em conjunto dos caças F-18 e F-15, que voaram em ala com o jatinho executivo Gulfstream G-III, todos modificados para testes aeroespaciais feitos pela agência espacial americana.

Outros destaques estão o do bombardeiro B-1 Lancer, do cargueiro C-17 Globemaster e do Esquadrão de demonstração aérea da USAF, os Thunderbirds:

Por fim, um avião que nunca voou mas está bem conhecido também deu as caras:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias