Início Variedades

Rato a bordo fez avião ficar por uma semana sem voar em país asiático

Um roedor incomodou a companhia aérea nacional do Sri Lanka, a SriLankan, ao fazer um Airbus A330 ficar em terra por uma semana. O noticiário Standard reportou que o animal foi avistada a bordo durante um voo, levando à decisão de aterrar o avião para inspeção.

Como informa a mídia internacional, no dia 22 de Fevereiro, o Airbus A330-300 da SriLankan, com a matrícula 4R-ALO, estava operando o voo UL-154 de Lahore, no Paquistão, para Colombo, a capital comercial do Sri Lanka. Durante o voo, o roedor foi avistado por um passageiro que imediatamente alertou a tripulação, levando ao aviso à companhia aérea após a aterrissagem.

O avião só voltou a voar no dia 27 de Fevereiro, quando estava previsto o voo UL-225 de Colombo para Dubai.

O Sri Lanka é uma ilha situada próxima da Índia e, embora esteja próxima do continente, tem a sua própria biodiversidade. A apresentação de uma espécie não local poderia ser desastrosa para o ambiente, podendo causar estragos na flora e fauna locais. Mesmo que essa espécie seja uma simples rata.

Adicionalmente, o roedor poderia representar um problema real para o Airbus A330 da SriLankan. Ratos têm algumas das mordidas mais fortes do reino animal, capazes de roer até materiais de alta resistência. Isto é preocupante, pois se o roedor se tiver introduzido na estrutura do A330, pode ter causado algum dano oculto.

Por isso, o avião teve que ser completamente inspecionado e testado antes de poder voltar ao serviço, além de ser desinfetado.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile