Início Aviação Militar

Reabastecedor Boeing KC-46 completa seu programa de certificação

Boeing KC-46 durante teste de reabastecimento em voo de um F-18

O programa Boeing KC-46 Tanker completou todos os testes de voo exigidos para a certificação do Certificado Suplementar de Tipo – Supplemental Type Certificate (STC) – da modificação da aeronave, após um voo bem-sucedido de reabastecimento / comunicações com um C-17 Globemaster III.




O STC engloba os sistemas militares instalados na aeronave 767-2C para torná-lo um avião-tanque, e é uma das duas certificações de aeronavegabilidade da FAA. A Boeing agora enviará os dados e relatórios resultantes à FAA para revisão antes da aprovação do STC.

“Este é um grande marco para o programa e nos aproxima da primeira entrega do KC-46”, disse Mike Gibbons, vice-presidente e gerente de programas da Boeing KC-46A. “Temos o melhor da Boeing trabalhando juntos para garantir que a Força Aérea esteja obtendo um Tanker com recursos inigualáveis”.

Como parte do teste, a equipe combinada da Boeing / Força Aérea teve que validar os sistemas de lança e drogue para reabastecimento aéreo com múltiplos aviões receptores. Eles também demonstraram que o KC-46 pode receber combustível do KC-135, KC-10 e de outro KC-46, realizou testes de iluminação noturna e diária e testou os sistemas defensivos da aeronave e os aviônicos.

“Embora a maioria de nossos testes tenha sido conduzida pela Boeing Field em Seattle, nós nos conectamos com recursos das Bases Aéreas de Nellis e Edwards e também viajamos para a Naval Air Station Patuxent River para testes do sistema drogue de linha central”, disse Jeanette Croppi, Gerente de programa de teste do KC-46. “Este foi realmente um grande esforço de equipe.”

KC-46A, a versão militar “tanker” do Boeing 767. Imagem: Divulgação / Boeing.

A Boeing recebeu anteriormente da FAA seu certificado de tipo de alteração para sua configuração principal 767-2C em dezembro de 2017. O 767-2C é uma versão modificada do 767 comercial da empresa, com estrutura, fiação e dutos revisados.

O programa tem seis aeronaves que suportaram vários segmentos de testes. No total, eles completaram 2.900 horas de voo, bem como mais de 2.500 “contatos” durante voos de reabastecimento com aeronaves F-16, F/A-18, AV-8B, C-17, A-10, KC-10 e KC-46.

O KC-46, derivado da fuselagem comercial do 767 da Boeing, é construído nas instalações da empresa em Everett, Washington. A Boeing está atualmente com contrato para os primeiros 34 dos 179 aviões-tanque esperados para a Força Aérea dos EUA.

O KC-46A é um avião-tanque multi-missão que pode reabastecer todas as aeronaves militares aliadas e de coalizão compatíveis com procedimentos internacionais de reabastecimento aéreo, e pode transportar passageiros, carga e pacientes.

 
Informações pela Assessoria de Imprensa da Boeing.
 

Sair da versão mobile