Realizada a 1ª edição do Seminário de Performance do gerenciamento de tráfego aéreo do Brasil

Imagem: DECEA

Ocorrendo na última semana, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro de 2022, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizou o primeiro Seminário de Performance ATM, nas instalações do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos, São Paulo.

Conforme o vídeo a seguir, o intuito foi fomentar pesquisas, trocar conhecimentos e experiências sobre a gestão por Performance ATM com foco nas análises de indicadores de desempenho e buscar soluções práticas para os desafios do gerenciamento de tráfego aéreo nacional.

O evento contou com a participação de representantes de diferentes organizações militares, de instituições acadêmicas, do governo federal, de empresas aéreas e aeroportos brasileiros e, ainda, da área de análise de performance da EUROCONTROL.

As palestras foram realizadas no auditório principal do Instituto e foram transmitidas em tempo real pela internet.

A abertura do Seminário ficou a cargo do Diretor do ICEA, Coronel Aviador Plínio da Silva Becker, que deu as boas-vindas aos presentes e ressaltou a importância de sediar este evento.

“Vemos a relevância de uma atividade quando vemos a casa cheia e pelo nível das pessoas que aqui estão. Esse seminário foi idealizado pelo DECEA, nosso órgão central, e o ICEA é uma instituição de ensino e de pesquisa que consegue congressar academia com resultados. Que possamos compartilhar experiências e que tenhamos pleno sucesso”, declarou o Coronel.

O primeiro dia de palestras foi voltado para uma visão estratégica da performance, contando também com apresentações de trabalhos científicos referentes a produtos de otimização da performance e inovações, já empregadas ou a serem implantadas no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

O Major Aviador Rafael Domingos Rodrigues, Chefe da Seção de Performance do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, abriu a sequência de palestras abordando a origem e a finalidade do Plano de Performance ATM do DECEA, publicado pela primeira vez em janeiro deste ano.

“Muitos dos senhores e senhoras presentes sabem o quão desafiador foi para nós estar aqui hoje e realizar este Seminário. O ICEA foi essencial para que tudo isso acontecesse”, comentou o Major.

“O Plano de Performance remete à origem do desenvolvimento do tema no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), a partir do acordo de cooperação entre o DECEA e a EUROCONTROL. Este grupo de trabalho possibilitou os recentes avanços na área de performance que motivou o DECEA a publicar, pela primeira vez, metas de performance para as operações no país”, avaliou o oficial, que atua, ainda, como coordenador da Comissão de Performance ATM do DECEA.

Outro palestrante do primeiro dia, foi o Chefe da Unidade de Inteligência de Aviação da EUROCONTROL, Denis Huet, que apresentou o funcionamento e a importância do setor para viabilizar as operações aéreas na Europa.

As demais apresentações do dia 29 de novembro foram:

– “Navegação Aérea e COVID-19: eficiência ATM em crise pandêmica”, Tenente-Coronel Aviador Fábio Lourenço Carneiro Barbosa (DECEA);

– “Mensuração da eficiência em Provedores de Serviço de Navegação Aérea (PSNA) – ganhos e limitações no emprego da Análise Envoltória de Dados (DEA)”, Primeiro-Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Milton Alexandre de Oliveira, (Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo – CINDACTA II);

– “Modelagem de identificação de participações no espaço aéreo e aplicação para avaliar o impacto das alterações da pista do aeroporto”, Primeiro Tenente Engenheiro André Elias Melo (ICEA);

– “Inteligência Artificial aplicada ao Reconhecimento Automático de Fala no Gerenciamento de Tráfego Aéreo”, Matheus Feitosa de Castro (Universidade de Brasília); e

– “Produtos de Performance”, Adriano Duarte da Silva, do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).

O segundo dia do Seminário de Performance trouxe apresentações voltadas para a aplicação dos indicadores no dia a dia das operações aéreas.

Destacou-se a palestra “Análise de dados de aviação para caracterização e previsão do desempenho operacional do tráfego aéreo”, que foi ministrada pela Capitão Engenheira Mayara Condé Rocha Murça, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Ela foi a vencedora do Prêmio Ester Sabino para Mulheres Cientistas, na categoria Jovem Cientista, em fevereiro deste ano.

Abrindo as apresentações da parte da tarde, o representante da EUROCONTROL, Rainer Koelle, discorreu sobre a Performance Review Unit da organização, setor responsável por consolidar as análises de performance e propor recomendações estratégicas às autoridades europeias.

As demais apresentações realizadas no dia 30 foram:

– “Análise de indicadores de performance em um caso concreto, com a aplicação de indicadores de performance monitorados pelo DECEA”, Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Ricardo David Benedictis (CGNA);

– “Indicadores baseado em incentivo – Prêmio Aviação + Brasil e Plano Aeroviário Nacional (PAN)”, Antônio de Oliveira (Secretaria de Aviação Civil – SAC);

– “Avaliação da eficiência do tráfego na Área Terminal de São Paulo por meio de dados de trajetória”, Tenente-Coronel Especialista em Controle de Tráfego Aéreo McWillian de Oliveira (DECEA);

– “Futuro da Mobilidade Aérea Urbana (UAM) no Brasil”, do Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Márcio André da Silva (DECEA);

– “SAFESKY: uma ferramenta de apoio ao briefing operacional no Controle de Tráfego Aéreo, Emanuel Barbosa Costa Ribeiro.

O último dia de apresentações abordou temas ligados ao conceito A-CDM e às operações aeroportuárias. As palestras realizadas foram:

– “A performance no Aeroporto de Guarulhos”, Comandante Cesar Tuna (GRU Airport);

– “Performance da Torre de Controle de Guarulhos (TWR-GR)”, Marilisa Mira (NAVBRASIL); e

– “A-CDM”, Elias Antonio Fernandes (SAIPHER).

O coordenador da Comissão de Performance ATM do DECEA, Major Aviador Rafael Domingos Rodrigues, acredita que o seminário vai promover novos encontros e novas ideias. E para o Adjunto da Divisão de Planejamento do SDOP do DECEA, Tenente-Coronel Aviador Fábio Lourenço Barbosa, o saldo do Seminário é mais que positivo.

Informações do DECEA

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias