Início Indústria Aeronáutica

Realizada a 1ª operação de um motor aeronáutico moderno alimentado com hidrogênio

Imagem: Rolls-Royce

Com a primeira operação mundial de um motor aeronáutico moderno movido a hidrogênio, a Rolls-Royce e a easyJet anunciaram nessa segunda-feira, 28 de novembro, que estabeleceram um novo marco na aviação.

O teste de solo foi realizado em um demonstrador de conceito inicial usando hidrogênio verde criado a partir do vento e da energia das marés. Segundo a Rolls-Royce, isso marca um passo importante para provar que o hidrogênio pode ser um combustível de aviação com zero carbono no futuro e é uma prova fundamental nas estratégias de descarbonização da parceria da fabricante com a easyJet.

Ambas as empresas se propuseram a provar que o hidrogênio pode fornecer energia com segurança e eficiência para motores aeronáuticos civis e já estão planejando um segundo conjunto de testes, com a ambição de realizar testes de voo a longo prazo.

O teste ocorreu em uma instalação de teste ao ar livre em MoD Boscombe Down, Reino Unido, usando um motor de aeronave regional Rolls-Royce AE 2100-A convertido. O hidrogênio verde para os testes foi fornecido pelo EMEC (European Marine Energy Centre), gerado usando energia renovável em sua produção de hidrogênio e instalação de teste de maré em Eday nas Ilhas Orkney, Reino Unido.

Imagem: Rolls-Royce
Imagem: Rolls-Royce

Após a análise desse primeiro teste de conceito em solo, a parceria planeja uma série de outros testes de equipamento que levarão a um teste de solo em escala real de um motor a jato Rolls-Royce Pearl 15.

A parceria é inspirada na campanha global Race to Zero, apoiada pela ONU, que ambas as empresas assinaram, comprometendo-se a atingir zero emissões líquidas de carbono até 2050.

O Secretário de Estado para Negócios, Energia e Estratégia Industrial do Reino Unido, Grant Shapps, disse:

“Esta é uma verdadeira história de sucesso britânica, com o hidrogênio sendo usado para alimentar o motor a jato hoje produzido com energia das marés e do vento das Ilhas Orkney da Escócia – e é um excelente exemplo de como podemos trabalhar juntos para tornar a aviação mais limpa”.

Grazia Vittadini, Diretora de Tecnologia da Rolls-Royce, disse:

“O sucesso deste teste de hidrogênio é um marco emocionante. Anunciamos a nossa parceria com a easyJet apenas em julho e já começamos de forma incrível com esta conquista histórica. Estamos ultrapassando os limites para descobrir as possibilidades de carbono zero do hidrogênio, o que pode ajudar a remodelar o futuro do voo”.

Johan Lundgren, CEO da easyJet, disse:

“Este é um verdadeiro sucesso para nossa equipe de parceria. Estamos empenhados em continuar a apoiar esta pesquisa inovadora porque o hidrogênio oferece grandes possibilidades para uma variedade de aeronaves, incluindo aeronaves do tamanho da easyJet. Isso será um grande passo para enfrentar o desafio do zero líquido até 2050.”

Informações da Rolls-Royce

Sair da versão mobile