A Marinha do Brasil (MB) informou na última semana que o Grupo Aéreo Naval de Manutenção (GAerNavMan) finalizou, no dia 11 de janeiro, a substituição inédita de dois “fittings” de uma aeronave AF-1 (A-4 Skyhawk).
O procedimento de 3° escalão, efetuado na aeronave registrada sob a matrícula N-1022, contou com o apoio e a avaliação da divisão de engenharia e da divisão de laboratórios deste Grupo.
Os “fittings” possuem a função de sustentar o “bomb rack” central da aeronave, necessário para o transporte de bombas e do tanque de traslado. A ausência desse componente indisponibilizaria o jato, restringindo a capacidade operativa do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (EsqdVF-1).
O procedimento consistiu na retirada dos “fittings” que se encontravam no referido avião militar, na realização de “NDI” (Inspeção Não Destrutiva, na sigla em inglês) pela divisão de laboratórios, a qual confirmou trincas no material, e, por consequência das trincas, na sua substituição por outros “fittings” em condições de uso.
Além disso, a divisão de engenharia emitiu um Parecer Técnico para realizar o procedimento de fixação dos referidos “fittings”.
Ao final, foram realizados testes de instalação do “bomb rack” para verificar a ausência de interferências.