Realizada missão histórica de reabastecimento aéreo sustentável com o Airbus A330 MRTT

Imagem: Airbus

A Airbus informa hoje, 3 de maio, que a Força Aérea Real Britânica (RAF) realizou um exercício histórico de reabastecimento em voo usando uma aeronave Voyager, como é chamado na RAF o Airbus A330 Multi Role Tanker Transporte (MRTT), que reabasteceu quatro caças com combustível de aviação sustentável (SAF) misturado.

Em uma manhã fria de primavera no interior de Oxfordshire, cem anos após o primeiro reabastecimento ar-ar de uma aeronave, o Voyager VIP da RAF – que leva em sua cauda a bandeira do Reino Unido – taxiou para a pista da Base Aérea de Brize Norton, levando em seus tanques 43% de SAF.

A bordo estavam a ministra de Negócios e Comércio do Reino Unido, Nusrat Ghani, membros da mídia e a engenheira Loraine McIlree, da Airbus, baseada em Filton, que liderou a equipe que voou com sucesso a Voyager com 100% de SAF também em Brize, em novembro passado.

Loraine disse:

“No ano passado, tivemos a oportunidade de ultrapassar os limites e realizamos um teste de voo em uma aeronave militar em serviço. Liderei a equipe técnica deste projeto e voamos com sucesso um Voyager A330 MRTT da RAF com 100% SAF em ambos os motores, sem combustível fóssil a bordo.

Todas as nossas aeronaves foram projetadas para operar com combustíveis normais para aviação. O SAF tem propriedades diferentes, mas a partir de nossos testes, podemos demonstrar a capacidade de nossas aeronaves para voar com um novo tipo de combustível.

Limpar a aeronave para voar com 100% SAF requer uma análise minuciosa de todas as partes da aeronave afetadas pelo combustível. Todos os materiais precisam ser verificados quanto à compatibilidade, juntamente com os sistemas adjacentes aos tanques de combustível.

Foram meses de trabalho para obter a autorização e foi um grande momento testemunhar a Voyager voar em novembro passado com 100% SAF. A tripulação de voo não relatou nenhuma diferença no desempenho durante o voo e capturamos muitos dados para nos ajudar a avançar para a liberação do SAF em nossa aeronave.”

O mais recente voo de demonstração de abril levou a sustentabilidade a um novo nível, reabastecendo quatro caças Eurofighter Typhoon com a mistura de SAF.

Imagem: Airbus

O exercício foi programado para coincidir com o início do Farnborough Sustainable Skies World Summit (Cúpula Mundial de Céus Sustentáveis), e o Airbus Voyager VIP realizou um sobrevoo baixo, de 500 pés (152 metros) de altura, sobre Farnborough antes de pousar de volta em Brize Norton.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias