Realizado o voo inaugural do simulador avançado da aeronave AF-1B da Marinha do Brasil

Imagem: Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil (MB) informou nessa semana que o Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN) realizou o Voo Inaugural do Simulador do tipo Advanced Aviation Training Device (AATD) AF-1B (A-4 Skyhawk), no dia 14 de dezembro.

O Advanced Aviation Training Device (AATD) é um sistema projetado para prover um ambiente realístico para pilotos executarem treinamentos de procedimentos e exercícios de voo da aeronave AF-1B modernizada, composto por uma nacele em escala real, replicando as características originais da aeronave, com seu consoles, comandos, painéis, luzes e instrumentos idênticos.

Desenvolvido pela EMBRAER, o simulador, que dispõe de sistema visual integrado à simulação, proporciona treinamento eficiente a pilotos iniciantes e experientes, incluindo

– adaptação ao cockpit;

– procedimentos normais;

– procedimentos de emergência;

– pouso e decolagem;

– coordenação de manobras básicas de voo;

– comunicação;

– navegação visual;

– navegação por instrumentos; e

– sistema de armamento.

A execução constante e repetitiva de treinamentos de procedimentos e emergências, a um baixo custo e com foco instrucional, realizados de forma segura, corretiva e num ambiente realístico, e a possibilidade de analisar o processo de tomada de decisão em voo MOST fazem do AATD uma importante ferramenta para a elevação dos níveis de segurança de voo.

O evento contou com a presença do Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior, e do Diretor de Aeronáutica da Marinha (DAerM), Contra-Almirante Emerson Gaio Roberto.

Imagem: Marinha do Brasil
Imagem: Marinha do Brasil

Informações da Marinha do Brasil

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias