Início Variedades

Rebeldes atiram contra aeronave civil que estava pousando e governo fecha aeroporto de Beoga

Nesta sexta-feira, 14 de abril, o Movimento Papua Livre (OPM) atirou contra uma aeronave civil que estava pousando no aeroporto de Beoga, em Papua Central, na Indonésia. Como resultado, o governo local fechou a pista para novas operações, até que o local fosse considerado seguro, relatou a imprensa local.

O avião Cessna C208 da Asian One Air, com registro PK-LTF, foi alvo dos disparos que ocorreram às 6:30, horário do leste da Indonésia. O pessoal de segurança presente no local imediatamente se apressou buscar pelos agressores e proteger a aeronave, mas não conseguiu evitar que a fuselagem sofresse danos.

Segundo o porta-voz da polícia, comissário Donny Charles Go, nenhuma vítima foi relatada apesar dos danos causados. “Havia duas marcas de bala na fuselagem do avião, mas nenhuma vítima foi relatada”, disse Donny no dia 14 de abril.

O incidente de Beoga se soma a outros casos de ataques de separatistas de Papua, incluindo um avião da Trigana Air que foi alvo de tiros enquanto operava no aeroporto Nop Goliat Dekai, em Yahukimo. Além disso, um avião da Smart Aviation, de matrícula PK-SNG, carregado com carga foi atacado quando chegou ao aeroporto de Bilogai, Intan Jaya Regency, em 7 de março.

Ataques como esses, por parte do Movimento Papua Livre (OPM), aumentam o medo e o desconforto entre os moradores da região, que dependem da aviação para a conexão entre suas cidades. O pessoal de segurança está à procura dos responsáveis ​​pelos ataques. O comissário Donny Charles Go garantiu que tudo será feito para garantir a segurança das aeronaves civis.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile