Receio de uso de recursos do aeroporto de Recife em outros do Bloco foi tema de audiência

Imagem: Hesíodo Góes / SETUR Pernambuco

GOL e LATAM Brasil, integrantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), participaram na tarde da quarta-feira, 8 de junho, de uma audiência pública da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados para debater os planos de investimento do Bloco Nordeste de aeroportos, formado pelos terminais aéreos do Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE).

Os aeroportos foram concedidos à iniciativa privada em um leilão em 2018, sendo vencedora a Aeroportos do Nordeste do Brasil (AENA BRASIL), que se tornou responsável pela ampliação, manutenção e exploração dos espaços integrantes do bloco.

O encontro foi solicitado pelo deputado Felipe Carreras (PSB-PE), que expressou receio de que os recursos acumulados pelo aeroporto do Recife, o mais rentável do bloco, fossem utilizados em outros aeroportos com menor fluxo de passageiros, diminuindo os investimentos no estado de Pernambuco.

“O passageiro nos cobra sobre onde estão as melhorias prometidas. Temos a impressão de que os investimentos de aeroportos que dão lucro, como o do Recife, estão sendo aplicados em outros que dão prejuízo”, descreveu o deputado.

GOL

“Quando questionam se somos a favor ou não das concessões de aeroportos, respondemos que somos a favor de que todos os componentes deles funcionem de maneira adequada”, afirmou o Assessor da Presidência da GOL Linhas Aéreas, Alberto Fajerman, ao iniciar sua fala no debate, afirmando que a beleza do aeroporto não é o único elemento importante, afinal, também é preciso que ele tenha pista e equipamentos adequados para a operação regular.

“Não podemos culpar a pandemia por tudo, mas temos grandes expectativas de que a AENA consiga cumprir tudo o que está nos editais”, finalizou.

LATAM

A representante da LATAM Brasil no evento foi Tatiane Viana, Gerente de Assuntos Regulatórios. “Entendemos e defendemos que todo o planejamento de obras e mudança na infraestrutura aeroportuária tem de ser discutida com o operador do aeroporto e companhias para que não tenhamos impacto operacional e possamos atender bem os passageiros”, afirmou.

Tatiane ainda afirmou que, além de a região Nordeste estar entre os planos de ampliação de malha da companhia aérea, houve em maio deste ano um aumento de 40% na rota de cargas entre os aeroportos de Guarulhos (SP) e Recife (PE) – que é importante para o transporte de autopeças e também para o setor têxtil – e a inauguração em abril da rota Cidade do México-Recife.

Além disso, ela destacou o programa Avião Solidário, que realiza o transporte gratuito de doações em momentos de fragilidade dos destinos, como é atualmente o caso de Pernambuco.

AENA BRASIL

O responsável por apresentar o plano das obras e responder às questões sobre a concessão dos aeroportos do Bloco Nordeste foi o Diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Aeroportos do Nordeste do Brasil (AENA BRASIL), Marcelo Bento.

Ele explicou que em maio de 2021 foi entregue a reforma dos sanitários, acessibilidade aos novos padrões, melhorias de sistemas de iluminação, sinalização e climatização do aeroporto do Recife.

“É natural que todos estejam ansiosos pelo sucesso das obras, mas a visibilidade pode ser diferente entre elas porque em algumas as intervenções são dentro dos terminais, onde todos veem, e outras em áreas mais remotas, como a pista de pousos e decolagens”, esclareceu.

DEMAIS PRESENTES

Por fim, o deputado Felipe Carreras agradeceu a presença de todos na sessão, em especial as companhias aéreas pela sensibilidade com o momento pelo qual o estado de Pernambuco está passando por causa do volume de chuvas dos últimos dias.

Participaram também do evento o Diretor do Departamento de Políticas Regulatórias do Ministério da Infraestrutura (MInfra), Ricardo Fonseca, o Diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Tiago Pereira, o Secretário Executivo de Turismo de Pernambuco, Mustafá Dias, o Diretor-Presidente da AENA BRASIL, Santiago Yus, o Secretário Executivo de Gestão e Políticas Públicas da Secretaria Estadual de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Valença, e o Gerente de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, César Grandolfo.

Informações da ABEAR

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Iniciante das Bermudas quer seus jatos Embraer E175 voando até o...

0
A companhia aérea regional iniciante em Bermuda, BermudAir, sinalizou sua intenção de lançar voos para duas cidades do leste