Recorde batido: 6 milhões de pessoas rastrearam o avião com o caixão da rainha Elizabeth II

A plataforma de rastreamento de voos FlightRadar24 tem colecionado alguns recordes recentemente, sobretudo por conta da popularização da ferramenta entre curiosos, que buscam uma forma de acompanhar alguns dos mais importantes eventos do planeta de um jeito diferente.

Na lista deste ano já constavam a visita de Nancy Pelosi a Taiwan e o caso do rapaz que roubou um avião nos EUA, mas também entrou para esse rol, e em primeiro lugar, o voo com o caixão da rainha Elizabeth II. Segundo dados da plataforma FR24, foram seis milhões de pessoas em todo o mundo acessando o site e aplicativo para seguir a aeronave de transporte C-17 Globemaster da Royal Air Force que transportava o esquife para Londres.

Desde o primeiro minuto após o transponder do C-17 ser ligado, o FlightRadar24 disse que seis milhões de pessoas tentaram rastrear o avião ao vivo, forçando a companhia sueca de rastreamento a limitar o número de visitantes autorizados a acessar.

O voo partiu do Aeroporto de Edimburgo às 17h42 de terça-feira (13) e pousou na Base Aérea da RAF em Northolt pouco mais de uma hora depois, às 18h54, hora local. De lá, o caixão de Sua Majestade foi transportado por estrada para o Palácio de Buckingham, onde permaneceu durante a noite antes de ser levado a uma curta distância até o Westminster Hall.

Originalmente, esperava-se que o caixão pudesse ser transportado da Escócia para Londres de trem, mas as autoridades de segurança descartaram os planos.

Uma aeronave militar dos EUA que voou com a presidente da Câmara Nancy Pelosi para Taiwan em agosto era a detentora anterior do voo mais rastreado do FlightRadar, com um total de 2,92 milhões de pessoas seguindo pelo menos uma parte do voo.

O FlightRadar24 usa sinais de transmissão ADS-B de aeronaves enviados para receptores terrestres, bem como dados de satélite e várias outras fontes para rastrear milhares de voos ao vivo ao redor do mundo todos os dias.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias