Redução da área do Aeroporto de Viracopos desagrada prefeitos

Uma redução prevista na área do Aeroporto de Viracopos em Campinas foi assunto de um debate de prefeitos da região, que não querem reduzir o tamanho do aeroporto.

Imagem: Ricardo Lima / Aeroportos Brasil Viracopos

A concessão atual do Aeroporto de Viracopos tem 27 quilômetros quadrados dos quais, segundo a administradora Brasil Viracopos, apenas 20% estão disponíveis, enquanto os 80% restante dependem de desapropriações. Tal fator teria sido um dos que foi levado em conta pela administradora para pedir a devolução da concessão no ano passado.

Ainda sem data, o Governo Federal irá leiloar novamente o aeroporto, mas agora com o sítio aeroportuário de 14 quilômetros quadrados, que não permitiriam a construção futura de mais duas pistas de decolagem, do centro de convenções e de novos galpões.

A notícia desagradou aos prefeitos da Região Metropolitana de Campinas (RMC), que querem que a área maior seja mantida, mesmo com a pendência de desapropriações.

 “A expansão do Aeroporto de Viracopos é fundamental para o futuro de Campinas, do estado de São Paulo e do Sul de Minas e por isso é necessário manter a atual área do sítio aeroportuário”, destacou o prefeito Dário Saadi (PRB), de Campinas. Os prefeitos da RMC vão elaborar um documento e enviar à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e à Secretaria Nacional de Aviação Civil ressaltando a importância do Aeroporto de Viracopos. 

Com Informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Campinas

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias