Início Aeroportos

Reforma do Aeroporto de Caruaru (PE) começa nos próximos dias

Terminal do Aeroporto Oscar Laranjeiras, em Caruaru (PE) Imagem: Patrick, via Wikimedia Commons

O Governo do Estado de Pernambuco assinou na quarta-feira, 7 de outubro, a ordem de serviço para o início da reforma do terminal de passageiros do Aeroporto Oscar Laranjeiras, em Caruaru, no interior pernambucano. Os trabalhos devem começar, efetivamente, nos próximos dias e a previsão e conclusão é de dois meses.

O investimento previsto para as melhorias é de R$ 449.688,06, abaixo do estipulado pelo edital, que era de R$ 529,7 mil. A reforma inclui a remoção dos obstáculos do terminal de passageiros, identificados no Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA) como fator de risco para as operações aeroportuárias, além da correção de infiltrações, a manutenção elétrica e outros serviços de conservação predial.

A expectativa é que a melhoria na infraestrutura abra caminho para a volta da aviação comercial ao local, interditado desde 2018 para aviões de maior porte.

Saiba mais sobre o Aeroporto de Caruaru.

Estratégico

O Aeroporto de Caruaru é administrado pelo Governo do Estado. Ele já foi um instrumento estratégico para o agreste pernambucano, região que reúne cerca de 1,5 milhão de moradores e tem a economia pautada pelo turismo e pelas confecções.

Foi interditado pela Anac em 2018 para realização de obras de infraestrutura e, desde então, opera apenas com aviação geral. Em 2019, chegou a ser fechado completamente para uma manutenção emergencial. Hoje, funciona apenas durante o dia, em condições visuais. Poucos voos ainda operam no local, que sofre com a falta de iluminação artificial e pelo mato nas pistas.

A intenção do governo estadual é conceder o terminal para a iniciativa privada. O processo ainda está em fase inicial, com a elaboração dos estudos técnicos que vão embasar o modelo de concessão. O governo quer repassar a gestão de outros dois aeroportos públicos do estado, o de Fernando de Noronha e o Serra Talhada.

Azul volta a Caruaru

Na quinta-feira (8), a Azul comunicou ao mercado que está retomando seus voos a Caruaru em 11 de novembro com dois voos diários partindo de Recife. No mesmo dia, começam os voos para Serra Talhada com aviões Cessna Caravan.

As cidades terão voos diretos e regulares para o Recife, um dos principais centros de conexões da Azul no Brasil. Mais que ofertar voos entre as cidades, o início das operações regulares da empresa em Serra Talhada e Caruaru irá estimular o progresso da região, impulsionando a economia local com o surgimento de novas oportunidades de turismo e de negócios. Quando em operação, as nova bases ampliarão a malha de destinos da Azul, que passará a ter 94 destinos atendidos no Brasil e no exterior.   

Os aviões Cessna Grand Caravan da Azul Conecta, a empresa sub-regional da Azul, com capacidade para nove Clientes, serão responsáveis por cumprir as ligações entre as cidades do Sertão e Agreste com a capital pernambucana. As novas operações também seguirão os rígidos protocolos sanitários adotados pela empresa desde o início da pandemia.

Sair da versão mobile