
Os portugueses estão a todo vapor nas quebras de recordes de voo com a versão de longo alcance (LR – Long Range) do Airbus A321neo. Na quarta-feira, 8 de setembro, o pouso de uma operação da SATA Air Açores, também conhecida como Azores Airlines, significou uma nova marca para o avião de nova geração.
Como vimos ao longo dos últimos meses, em janeiro deste ano a própria portuguesa SATA, baseada no arquipélago dos Açores no meio do Oceano Atlântico, estabeleceu um recorde de distância de voo com o A321LR de matrícula CS-TSI ao percorrer pouco mais de 7.200 km entre Lisboa, em Portugal, e Bogotá, na Colômbia. Foram, aproximadamente, 9 horas e 50 minutos no ar.

Depois, em abril, foi a vez da também portuguesa TAP Air Portugal superar a marca da conterrânea. Partindo de Moçambique, no sul da África, o jato de matrícula CS-TXA voou cerca de 7.500 km em 10 horas e 7 minutos até pousar no arquipélago de Cabo Verde.

E ontem, segundo informações da Airbus, a SATA Air Açores voltou a tomar o posto de recordista de distância voada com o A321neo de longo alcance.
Partindo de Oakland, na costa oeste dos Estados Unidos, na tarde da terça-feira, 7 de setembro, o jato de matrícula CS-TSI, o mesmo do recorde de janeiro, cumpriu o voo de número S4-236 com destino aos Açores, como se nota no registro da plataforma de rastreamento RadarBox na imagem a seguir:

Conforme os dados publicados pela Airbus, o pouso no final da madrugada do dia 8 nos Açores representou uma distância de 7.874 km, superando em quase 400 quilômetros a marca anterior do A321LR da TAP.
Great to see @_azoresairlines flying from record to record with the #A321LR: first there was Lisbon to Bogota direct, and now 7,874km between Oakland 🇺🇸 and Lajes 🇵🇹, a new long distance record showing the aircraft’s unrivalled flexibility and performance. pic.twitter.com/GmGhjtv2Bl
— Airbus (@Airbus) September 9, 2021
Apesar do novo recorde de distância, no entanto, o tempo de voo não foi tão longo quanto as 10 horas e 7 minutos da TAP até Bogotá e nem quanto as 9 horas e 50 minutos do anterior da própria companhia. O trajeto do A321neo da SATA durou pouco mais de 9 horas e 20 minutos, provavelmente tendo sido beneficiado por ventos favoráveis em rota.
Brasil na rota e futuros recordes
Como vimos recentemente, um aeroporto do Brasil deve se tornar em breve um dos destinos destes voos de longo alcance com o A321LR, já que a TAP planeja voar com o modelo de Lisboa para a região sudeste do país (clique aqui para rever a matéria sobre esta operação).
Também vale ressaltar que nos próximos anos estes recordes deverão “virar pó”, já que a Airbus está montando a primeira unidade da nova versão de longo alcance extra (XLR – eXtra Long Range) do A321neo, portanto, novas rotas ainda mais longas atualmente feitas com aviões de cabine com corredor duplo se tornarão viáveis com este modelo de corredor único.