Registrado recorde de voo mais longo do mundo com avião elétrico de produção

Avião Pipistrel Alpha Electro – Imagem: Beam Global

A Beam Global, empresa americana especializada em mídia externa, segurança energética e tecnologia sustentável inovadora para carregamento de veículos elétricos (EV), anunciou ontem, 20 de julho, que estabeleceu o recorde mundial de voo mais longo em uma aeronave elétrica de produção “abastecida” com energia solar renovável, provando que a aviação com emissões zero é cada vez mais uma realidade.

Começando em Fresno, na Califórnia, a aeronave Pipistrel Alpha Electro voou 227 milhas náuticas (420 km) sobre a Califórnia Central com paradas em Madera, Merced, Modesto e Lodi antes de seguir a mesma rota de voo de volta para Fresno.

A Beam Global fez parceria com o piloto Joseph Oldham, fundador e CEO da New Vision Aviation, para tornar a viagem possível. O equipamento de carregamento de veículos elétricos EV ARC foi rapidamente implantado em vários aeroportos e, em alguns casos, realocado para apoiar o voo de várias etapas, demonstrando que os aeroportos podem suportar a eletrificação da aviação sem a necessidade de construção de infraestrutura elétrica ou grandes despesas de serviços públicos.

Imagem: Beam Global

“Este recorde mundial histórico marca o início de um novo capítulo para a aviação com emissões zero, enquanto quebra as barreiras para a rápida adoção de aeronaves limpas disponíveis comercialmente. Nossos produtos disponibilizam infraestrutura de carregamento de aeroporto, inaugurando um novo nível de acesso de aviação para habitantes rurais e suburbanos”, disse o CEO da Beam Global, Desmond Wheatley.

“Existem cerca de vinte mil aeroportos públicos e privados nos Estados Unidos e queremos colocar uma infraestrutura de carregamento limpa e sem impacto em todos eles”, complementa Desmond.

Atualmente, 62% da eletricidade da rede de distribuição nos EUA é proveniente de combustíveis fósseis e 29% das emissões de gases de efeito estufa vêm do setor de transporte, de acordo com um relatório de abril da EPA dos EUA sobre Fontes de Emissões de Gases de Efeito Estufa.

À medida que o ímpeto por trás da eletrificação do transporte continua a crescer globalmente, este recorde mundial destaca a próxima revolução renovável das viagens aéreas, inaugurando uma nova era de transporte limpo.

Desmond e Joseph – Imagem: Beam Global

Esses esforços estão sendo liderados pelo estado da Califórnia, onde o governador Gavin Newsom dedicou uma parte do orçamento estadual proposto para 2021 para mitigar os perigos representados pelas mudanças climáticas, incluindo esforços para priorizar o transporte de emissão zero.

“Estou emocionado por termos alcançado nosso voo recorde. Este é um momento decisivo para a aviação sustentável e para estabelecer o Vale Central como uma região com visão de futuro para impulsionar a eletrificação da aviação em um ritmo acelerado”, disse o piloto CEO da New Vision Aviation. “Nosso objetivo com essa conquista é aumentar a conscientização sobre a necessidade urgente de opções de transporte mais limpas – e mostrar ao mundo o que é possível.”

A New Vision Aviation, sem fins lucrativos, vê o Vale Central da Califórnia como um centro de inovação emergente para a eletrificação da aviação e supervisiona programas educacionais para jovens carentes para inspirá-los e treiná-los para carreiras na aviação limpa. O programa é financiado em parte pela Fresno Measure C.

Informações da Beam Global

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias