Início Regulamentação

Relatório interativo da frota de aeronaves civis em todo país é divulgado pela ANAC

Decolagem de um Phenom 300E no Aeroporto de Congonhas

Nesta quinta-feira, 23 de março, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou que disponibilizou pelo Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) um novo relatório interativo com informações da frota de aeronaves civis brasileiras. A atualização foi publicada no portal da Agência em 20 de março. 

Com o relatório, é possível visualizar em tempo real o número de aeronaves ativas junto ao RAB, separando-as conforme sua situação de aeronavegabilidade. Além de ser possível visualizar o número total de aeronaves civis que estão em situação regular e irregular de aeronavegabilidade, o BI também permite ao usuário ver o número de aeronaves matriculadas e o número de aeronaves que tiveram seu registro cancelado, discriminando os cancelamentos de matrícula por exportação e por Registro de Autorização Irrevogável para o Cancelamento de Matrícula (em inglês, Irrevocable De-Registration and Export Request Authorization, ou IDERA). 

As informações são úteis para analistas de mercado e demais interessados para verificar o crescimento real da frota brasileira, além de auxiliar outras pesquisas sobre situações operacionais, adimplência à Convenção da Cidade do Cabo, entre outras possibilidades. Com o relatório, é possível também mensurar e comparar a dimensão de frota entre estados brasileiros.  

Finalmente, também é possível observar o número de reservas de marcas ativas, ressaltando que a reserva de marca é uma medida inicial para facilitar o processo de matrícula de aeronave, não sendo geradora de direitos ou garantias. 

O relatório permite o acesso simplificado a vários dados do Registro Aeronáutico Brasileiro, garantindo maior transparência ao banco de dados das aeronaves registradas. 

Informações da ANAC

Leia mais:

Sair da versão mobile