Companhia que moldou uma boa parte da história do transporte aéreo, a Pan Am segue viva na memória de profissionais e entusiastas do setor. Isso motiva empresas a seguirem realizando parcerias para lançar produtos com a marca, suscitando o desejo nostálgico da chamada “era de ouro” das viagens aéreas.
Como mais recente lançamento nesta linha, foi anunciado um novo relógio personalizado com a marca: o cronógrafo Timex 42mm Waterbury, que traz uma dose de saudade daqueles tempos áureos num acessório repleto de referências de design aeronáutico.
O ponteiro de segundos tem asas e um gráfico de jato quadrimotor na parte inferior do mostrador azul brilhante. Os elementos contrastam com a logo da empresa aérea no mostrador. Um marcador de quartzo assegura a precisão de todas as medições e a caixa de aço inoxidável é resistente à água até 50 metros.
A pulseira de couro é marrom por fora e azul por dentro, com costura contrastante branca e dois globos Pan Am em metal aplicados na banda. A parte de trás, na coroa, está novamente gravado o globo Pan Am.
Todos esses elementos de design se combinam para evocar as aspirações da época que o inspirou, sempre evocando o imaginário do amante de aviação. O relógio está a venda pelo preço de 239 euros (cerca de R$ 1.250 na cotação atual).
A Pan Am
A Pan American Airways foi lançada em Key West em 1927 por um ex-aviador naval da Primeira Guerra Mundial para transportar correspondência de e para Havana. Um ano depois, a Pan Am iniciou os primeiros voos de passageiros entre as duas cidades.
O logotipo icônico da empresa foi projetado em 1955 durante seu apogeu e, por um tempo, foi o logotipo de marca mais reconhecido no mundo. Portanto, trazer de volta o logotipo da companhia aérea mais reconhecida dos Estados Unidos.
A Pan Am também foi a primeira companhia aérea a usar o primeiro avião a jato da Boeing, o B707, liderando o mundo na era do jato de viagens aéreas.