Início Sem categoria

Renascida das cinzas, companhia aérea promove enquete pública para escolher novo avião

Uma das grandes empresas aéreas que fecharam as portas nos últimos anos foi a indiana a Jet Airways. No entanto, novos investidores chegaram e estão dispostos a levá-la de volta aos seus tempos áureos. Como parte disso, a aérea está adotando uma curiosa prática e pediu a ajuda do público.

Divulgação – Boeing

A empresa indiana voou por 27 anos até fechar as portas em 2019, por uma má gestão que levou a problemas financeiros. Até chegar ao seu retorno aos céus foram muitas idas e vindas, tendo recebido, inclusive, ofertas de Germán Efromovich, que à época tinha acabado de sair da Avianca Brasil e deixado o conselho da Avianca Holding após embate com a United Airlines.

O tempo passou até que um novo grupo de empresários da própria Índia chegou a uma conclusão sobre os investimentos na empresa, que começou a ser remontada até, no mês passado, obter seu Certificado de Operador Aéreo (COA) novamente.

Retomar aos velhos tempos demandará muito trabalho. Antes de fechar as portas em 2019, a empresa tinha em torno de 80 aviões dos modelos ATR 72, Airbus A330 e os Boeings 737-700, 737-900ER e 737 MAX 8. Agora, todos estes modelos foram retirados, ficando apenas alguns 737-800 e o maior, 777-300ER.

Uma enquete

Apesar de estar reiniciando com menos de 10 aviões, a empresa quer expandir sua frota com novos jatos e, para isso, fez uma pesquisa pública para saber qual avião substituiria o 737-800 e também o complementaria. As opções dadas, em ordem alfabética, foram o Airbus A220, a dupla A320 e A321, Boeing 737 MAX e o brasileiro Embraer E195-E2.

Para lamento brasileiro, o modelo da Embraer acabou ficando com a menor porcentagem de votos, com apenas 7,6%, atrás do A220, com 13,3%. O grande ganhador foi o combo A320/A321, com 47% dos votos, seguido pelo 737 MAX com 32,2%. Ao todo foram 4.221 votos no Twitter da empresa.

Apesar da votação não significar necessariamente a decisão da empresa, dá um norte sobre quais aeronaves os clientes mais desejam. Como próximos passos em seu plano de renascimento, é esperado que a empresa anuncie em breve uma nova encomenda de aeronaves. Só não se sabe se estará totalmente alinhada com essa votação.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A
Sair da versão mobile