Repórter ucraniana atualiza sobre a desmontagem do Antonov An-225, destruído na guerra

Como se fosse parte de uma despedida de muitos meses, desde março do ano passado diversos jornalistas e pessoas autorizadas visitam o aeroporto de Gostomel, bombardeado durante a guerra entre Ucrânia e Rússia, para ver um ícone: o Antonov An-225 Mryia, destruído por tiros de artilharia e por fogo.

A cada nova visita de uma rede de televisão ou de um jornalista, as imagens da destruição se renovam através dos novos pontos de vista ou perspectivas de quem filma. Um exemplo disso foi o vídeo publicado pela jornalista ucraniana Hrystyna Velychanska em seu perfil no Instagram.

Ela visitou os restos do gigante avião no aeroporto de Gostomel, enquanto eles ainda estão no mesmo lugar de um ano atrás. A Ucrânia manteve o local pouco mexido para que houvesse uma perícia, mas não se sabe por quanto tempo mais os remanescentes daquela que foi a maior aeronave comercial do mundo permanecerão por ali.

Segundo a repórter, os funcionários da Antonov estão prontos para remover as asas do hangar em algumas semanas. Eles salvarão algumas partes do avião, mas a maior parte da fuselagem será retirada do aeródromo de Gostomel.

Enquanto isso não ocorre, os visitantes continuam chegando. O avião, que voou pela primeira vez em 1988, foi um símbolo de orgulho para a Ucrânia e ainda não há informações concretas se será construído um segundo exemplar.

Assista abaixo ao vídeo gravado pela jornalista ucraniana.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias