Restam menos de 90 Boeing 747 de passageiros voando no mundo

De fato, os tempos atuais não têm precedentes para o setor aéreo e todos os dias sabemos de novas informações de modelos de aviões sendo aposentados. Ontem, publicamos uma matéria bastante interessante mostrando que 800 aviões foram aposentados durante a pandemia e destacando quais os modelos que mais foram deixados de lado, sendo que os quadrirreatores Boeing 747 e A380 figuram no topo da lista.

E, por falar em Boeing 747, vemos seu número cada vez menor, sobretudo pela descontinuação da versão de passageiros por muitas empresas aéreas seja pela queda na demanda ou pelos altos custos operacionais (ou ambos). Com isso, aquela lista que fizemos em 10 de abril já mudou consideravelmente. Algumas das empresas que citamos, acabaram por atualizar suas projeções de frota, diminuindo ainda mais a quantidade dos jumbos de passageiros pelo mundo e outras já os aposentaram.

Observe que a lista abaixo foca nas aeronaves com status de “ativo” nas empresas aéreas e não considera os Boeing 747 VIP, como os do governo dos EUA, de Brunei ou do Qatar, por exemplo.

Menos de 90

Após a aposentadoria definitiva dos jumbos da British Airways e da Corsair, a contagem ficou terminou em 84 aeronaves comerciais de passageiros ativas, conforme segue:

– Na Alemanha, a Lufthansa se tornou a maior operadora do mundo, com uma frota de 27 jumbos, sendo 19 B747-8I e oito B747-400. De qualquer forma, o destino dos últimos 747-400 ainda não está sacramentado e eles também podem ser removidos da frota.

– Por sua vez, a Korean Air segue com 12 unidades, sendo 10 747-8I e 2 747-400.

– Ainda na Coreia do Sul, a Asiana tem 13 Boeing 747-400 que não devem durar muito tempo na frota.

– Enquanto isso, a russa Rossiya, que pertence ao grupo Aeroflot, tem 9 B747-400

– Na China, a estatal Air China tem com 10 B747, sendo 7 do modelo -8I e mais 3 -400.

Despedida do 747 da Corsair – Foto Divulgação

– A Thai Airways tem 8 Boeing 747-400, embora seus problemas de caixa e a baixa demanda possam obrigá-la a se desfazer dos jumbos antes do esperado.

– Na Espanha, a Wamos Air, uma companhia turística, possui 5 unidades do B747-400, mas já anunciou que vai trocá-los pelo Airbus A330 muito em breve.

Note que aviões com status de “armazenados” não figuram na lista, por exemplo, os quatro Boeing 747-400 da Air India, que foram considerados retirados da frota, mas que podem ser acionados a qualquer tempo para uma missão especial ou para cobrir uma aeronave com defeito. O mesmo acontece com os dois Boeing 747 da Mahan Air, que estão com status de “armazenados”, mas que podem ser ativados em ocasiões especiais.

As informações são do Planespotter.net.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias