A Heart Aerospace, fabricante sueca de aviões híbridos-elétricos, revelou hoje, 12 de setembro, seu primeiro avião demonstrador em escala real, marcando um passo significativo no desenvolvimento de sua aeronave regional híbrida-elétrica, chamada ES-30.
Construído quase inteiramente internamente nas instalações da Heart em Gotemburgo, o demonstrador reflete a estratégia da empresa de desenvolver simultaneamente tanto o design quanto os processos de produção.
Anders Forslund, cofundador e CEO da Heart Aerospace, disse:
“Nossa indústria está se aproximando de um ciclo de inovação de 30 anos, e temos menos de 25 anos para descarbonizar a aviação. Precisamos desenvolver novos métodos para levar tecnologias aeroespaciais de emissão zero ao mercado mais rapidamente.
É um testemunho da engenhosidade e dedicação de nossa equipe sermos capazes de lançar um demonstrador de aeronave de 30 lugares com um sistema de propulsão totalmente novo, feito em grande parte internamente, em menos de dois anos.”
Com uma relevante envergadura de 32 metros, o demonstrador, chamado Heart Experimental 1 (Heart X1), servirá como plataforma para testes rigorosos e desenvolvimento da aeronave ES-30 da Heart.
Inicialmente, o HX-1 será usado para testes em solo, focando em operações de carregamento, taxiamento e procedimentos. Depois, deverá realizar um primeiro voo totalmente elétrico no segundo trimestre de 2025. Em preparação para este voo, nos próximos meses a Heart testará sistemas críticos, realizando testes de hardware tanto no avião quanto fora dele.
O desenvolvimento do Heart X1 foi financiado em parte por subsídios fornecidos pela Agência Sueca de Inovação, Vinnova, destacando a colaboração essencial entre governo e indústria necessária para trazer novas tecnologias de aviação ao mercado.
“O desenvolvimento de tecnologias aeroespaciais inovadoras de emissão zero exige uma revolução no desenvolvimento de produtos e na fabricação, assim como testemunhamos nas indústrias automotiva e espacial”, disse Ben Stabler, Diretor de Tecnologia da Heart Aerospace.
Com base na experiência de desenvolvimento do Heart X1, a Heart está agora focada em criar um processo de fabricação de aeronaves de última geração que aproveite as mais recentes tecnologias em fabricação de compósitos e gestão do ciclo de vida do produto, construindo uma linha de montagem orientada por dados com alta repetibilidade, automação e inspeção não destrutiva.
O próximo passo da Heart no desenvolvimento do ES-30 é a construção de um protótipo de pré-produção, o Heart X2, que amadurecerá ainda mais o design e os métodos de produção com base nas lições aprendidas com o Heart X1.
O Heart X2 está programado para um voo híbrido-elétrico em 2026 e demonstrará o sistema de propulsão híbrida independente da empresa.
Em agosto, a Heart Aerospace foi selecionada para um subsídio de US$ 4,1 milhões pelo programa FAST (Fueling Aviation’s Sustainable Transition), da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), para desenvolver o sistema de gestão para a propulsão híbrido-elétrica.
Esse impulso continuará com o estabelecimento de uma planta piloto de fabricação, para acelerar a prototipagem em direção à fabricação de uma aeronave totalmente conforme, com a Heart visando a certificação de tipo do ES-30 até o final da década.
O ES-30 é um avião regional híbrido-elétrico com capacidade padrão para 30 passageiros, prometendo oferecer sustentabilidade e eficiência incomparáveis em rotas de curta distância, com um alcance elétrico de emissão zero de 200 quilômetros e um alcance híbrido estendido de 400 quilômetros.
Informações da Heart Aerospace