Revelado o motivo pelo qual um ATR da Azul reportou emergência e foi escoltado por bombeiros

ATR 72 envolvido no incidente após o pouso em Campinas

No último dia 14 de outubro, um ATR 72 da Azul Linhas Aéreas teve problemas durante a decolagem e precisou retornar ao aeroporto de origem. A ocorrência, classificada como “Incidente”, foi registrada na base do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, o CENIPA.

Segundo informações do órgão da Força Aérea Brasileira responsável por investigações de eventos aeronáuticos, a aeronave de matrícula PR-AQA realizaria o voo AD-2686, saindo de Campinas, no interior de São Paulo, para Toledo, no Paraná, com 41 passageiros e 4 tripulantes.

Durante a corrida de decolagem, aeronave apresentou um solavanco e uma guinada para a direita. Os pilotos continuaram a decolagem, provavelmente por ultrapassarem a V1, velocidade limite para uma parada segura em caso de decolagem abortada.

Imagem: RadarBox

Já em voo, os pilotos trabalharam nas listas de verificação referentes ao ocorrido, realizando órbitas de espera a 10 mil pés (cerca de 3,05 km) de altitude, quando decidiram retornar ao aeródromo de origem, onde o pouso ocorreu às 14h10, sem intercorrências e após 29 minutos de voo.

O momento do pouso, bem como a movimentação no solo do Aeroporto Internacional de Viracopos para a chegada da aeronave que estava em emergência, foi noticiada pelo AEROIN no dia em questão, com base em imagens do canal Golf Oscar Romeo do Youtube. Na ocasião, os pilotos efetuaram uma aproximação para a cabeceira 15 após cancelarem a declaração de emergência, conforme pôde ser ouvido pela controladora da Torre de Viracopos.

Mesmo assim, os bombeiros, que já haviam se posicionado em ambas as cabeceiras, acompanharam o pouso e o taxiamento do ATR 72, completado em segurança. Reveja o momento do pouso clicando aqui.

A imagem acima, obtida através plataforma de rastreamento de voos Radarbox, mostra o trajeto do avião após a decolagem de Campinas. Segundo o histórico de voo, a aeronave retornou para as operações no dia seguinte (15), tendo realizado um voo para Bauru, interior de São Paulo.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias