Revelado o novo desenho do avião supersônico de passageiros Overture

Farnborough – A Boom Supersonic, a empresa que desenvolve um modelo de avião supersônico de passageiros, apresentou hoje o design refinado do seu modelo Overture e também anunciou um novo acordo de parceria com a Northrop Grumman para desenvolver variantes de missões especiais da aeronave. 

Com capacidade de levar de 65 a 80 passageiros, com o dobro da velocidade dos aviões atuais e funcionando com combustível de aviação 100% sustentável (SAF), o Overture voará Mach1,7 sobre a água com um alcance de 7.800 Km.  

A revelação da Overture, no Farnborough International Airshow, é o culminar de 26 milhões de horas / homem de projetos e software simulados, cinco testes de túnel de vento e a avaliação de 51 iterações completas de projeto, resultando em um avião supersônico econômico e ambientalmente sustentável.

“A aviação não dá um salto gigante há décadas. O Overture é revolucionário em seu design e mudará fundamentalmente a forma como pensamos sobre a distância”, disse o fundador e CEO da Boom, Blake Scholl. “Com mais de 600 rotas em todo o mundo, a Overture tornará o mundo dramaticamente mais acessível para dezenas de milhões de passageiros”.

Com essa configuração atualizada, o Boom combina várias inovações de engenharia em aerodinâmica, redução de ruído e desempenho geral.

Características principais:

Design de quatro motores: o Overture será alimentado por quatro motores montados nas asas que permitem que o avião navegue a Mach 1,7 sobre a água e pouco abaixo de Mach 1 sobre a terra. Além disso, a empresa diz que o design de quatro motores reduz o ruído e, ao mesmo tempo, diminui os custos para as operadoras aéreas. 

Operação mais silenciosa: Na decolagem, o Overture usará o primeiro sistema automatizado de redução de ruído do mundo. O avião voará sem pós-combustão, atendendo aos mesmos níveis de ruído regulatórios rigorosos que os mais recentes aviões subsônicos. 

Fuselagem contornada: A fuselagem do Overture tem um diâmetro maior na parte frontal da aeronave e um diâmetro menor na parte traseira. A Boom aplicou essa técnica de projeto para minimizar o arrasto e maximizar a eficiência de combustível em velocidades supersônicas.

Asas de gaivota: As asas da aeronave são esculpidas para melhorar o desempenho supersônico, bem como melhorar o manuseio subsônico e transônico. É importante ressaltar que a forma da asa também ajuda a garantir segurança e estabilidade em qualquer velocidade.

Construção composta de carbono: a fuselagem incorporará materiais compostos de carbono, que são mais leves, mais fortes e termicamente mais estáveis ​​​​do que a construção metálica tradicional. Compósitos de carbono também podem ser fabricados com curvatura altamente complexa, contribuindo para a eficiência aerodinâmica da aeronave.

Carbono líquido zero: O Overture foi desenvolvido desde o início para ser zero carbono líquido, voando em 100% SAF. 

Especificações

  • Velocidade de cruzeiro: Mach 1,7 supersônico, Mach 0,94 subsônico
  • Alcance: 4.250 nm (7.800 km) com carga útil total
  • Passageiros: 65–80
  • Dimensões externas: Comprimento: 60 m, Envergadura: 31 m, Altura: 10 m
  • Controles de voo: 4 x redundância digital fly-by-wire em 2 LRUs
  • Motor: 4 x turbofan de desvio médio 100% compatível com SAF
  • Ruído: Capítulo 14 da ICAO / Fase 5 da FAA

Além disso, a empresa anunciou hoje que começará a equipar o The Iron Bird, uma nova instalação de teste de solo em Centennial, Colorado, para abrigar seu primeiro modelo de teste Overture em escala real e simuladores de voo. No início deste ano, a Boom anunciou sua seleção da área do Piemonte Triad para sua primeira Overture Superfactory e continua no caminho para iniciar a produção em 2024.

Para mais informações da cobertura do AEROIN direto de Farnborough 2022, clique aqui.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias