Revelado quem será o lançador internacional do jato regional chinês ARJ-21

Foto de Shimin Gu, GFDL 1.2, via Wikimedia

A empresa indonésia TransNusa está definida como cliente de lançamento internacional, isto é, fora da China, do ARJ21-700. O jato, que deve ser entregue em 2022, é parte de um compromisso de trinta unidades firmado entre a companhia aérea e a fabricante COMAC em janeiro deste ano. Os jatos estão programados para serem entregues em fases até 2026.

A companhia aérea é controlada pela empresa chinesa de leasing de aeronaves CALC e pelo banco PT Panca Global International Indonesia. Os ARJ21 da TransNusa serão complementados por aeronaves Airbus A320 na frota da empresa, o primeiro dos quais foi recebido recentemente.

Atualmente, as operações são mais orientadas para o baixo custo e a ideia da CALC é usar a companhia indonésia como uma vitrine do ARJ21 fora da China, num momento em que a fabricante COMAC e o governo de seu país ainda tentam provar a qualidade e viabilidade de seus produtos aeronáuticos chineses no mercado externo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias