Início Aviação Militar

Revoada de aviões governamentais da Rússia gera temor e teorias

Voo quase simultâneos de vários aviões governamentais e especiais da Rússia gerou um sinal de alerta e curiosidade em muita gente ontem.

Ilyushin IL-96 do governo russo © Dmitry Terekhov

Onze aeronaves dos modelos Tupolev Tu-204, Tu-214, Tu-154, Sukhoi Superjet 100, Airbus A319ACJ, Antonov An-148 e Ilyushin IL-96, foram vistas saindo do aeroporto internacional de Vnukovo, em Moscou, para o leste da Rússia na quinta-feira (17).

A ‘revoada’ se deu início pela manhã, e apesar dos aviões irem na mesma direção, acabaram tomando destinos diferentes. Enquanto alguns voaram ao leste e depois voltaram para pousar em Moscou, outros seguiram para Ura, e houve até um A319ACJ que voou até Novosibirsk para realizar apenas um pouso com decolagem em seguida (toque e arremetida).

Além dos aviões VIP, aeronaves com sensores especiais e radares aéreos estavam acompanhando a “comitiva”, que na internet gerou debate sobre a razão da revoada.

Alguns sugeriram que poderia a uma fuga dos principais figurões do governo da Rússia, por algum motivo obscuro; outros foram na linha de que se trataria de Moscou novamente movendo pessoas e cargas importantes para o interior, temendo uma nova invasão do oeste, assim como foi a Operação Barbarossa em 1941, ou até mesmo uma guerra.

Outros adotaram uma postura menos cataclísmica e apoiaram a ideia de que tratou-se de apenas um exercício normal.

Por fim, não se sabe. Praticamente todos os aviões retornaram para Moscou, sem que nenhum anúncio fosse feito pela Rússia, assim como nenhum relato confirmado de viagem de algum “ator” importante do Kremlin.

Sendo assim, a dúvida ainda paira, sobre o real motivo da revoada, se seria um treinamento, cortina de fumaça ou algo rotineiro

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A
Sair da versão mobile