Início Aeroportos

Ribeirão Preto (SP) pode contar com voos internacionais em 2025

Imagem: Prefeitura de Ribeirão Preto

O segundo principal aeroporto do interior de São Paulo, considerado estratégico pela localização e pelo movimento, o Leite Lopes, localizado na capital nacional do agronegócio, Ribeirão Preto, a 312 km da capital paulista, pode contar com voos internacionais a partir do ano de 2025.

O aeroporto, que foi recém atualizado com um terminal de passageiros novo e modernizado pela administradora Rede VOA, pode ser contemplado com voos para destinos turísticos e paradisíacos, como países do Caribe, América do Sul, e América Central, aponta o presidente da concessionária, Marcel Moure ao g1.

A Rede Voa de aeroportos já protocolou junto à SAC (Secretaria de Aviação Civil) do governo federal e à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Tinha um processo que estava paralisado desde 2003 para carga, e o Aeroporto Leite Lopes vai ser internacional para carga e passageiros com capacidade a partir de 2025 de termos voos para América Central, Caribe e América do sul, com voos comerciais regulares“, afirmou o presidente da empresa e coronel.

O presidente da empresa pondera que não há a necessidade da ampliação da pista de pousos e decolagens para a internacionalização do aeroporto, já que ela conta com 2,1 mil metros de comprimento e 45 metros de largura e comporta diversas aeronaves de médio e grande porte que podem realizar esses voos internacionais, como Airbus A321 e Boeing 737 MAX.

Acreditamos que, uma vez estando com essa ampliação do terminal com embarque e desembarque segregados, doméstico e internacional, aí sim cumprimos as exigências junto à Anac (…) com esses aviões podemos tranquilamente fazermos a rota para o Panamá, para a Guatemala, para América Central, para toda América do Sul“, aponta Moure.

Novo terminal de passageiros do Leite Lopes

A nova área de embarque do aeroporto ribeirão-pretano, comportará até 400 passageiros sentados, e agora possuí catracas eletrônicas, além de novas salas comerciais e retrofit total de sanitários. Essa é a primeira fase de três, de reformas de ampliação do terminal e conta com investimento de R$ 4 milhões

Além das melhorias citadas, esta primeira fase da obra, que integra uma intervenção com previsão de término em 2024, inclui, ainda, a compra de novos equipamentos de ar-condicionado, troca de sistemas elétricos e uso de lâmpadas de LED, manutenção de sistemas visuais do aeroporto (para taxiway e pátio) e manutenção de áreas externas e internas.

Para a segunda fase de ampliação, que terá início em janeiro de 2023, está prevista a construção de um boulevard, integrado ao terminal de passageiros, em um projeto sustentável, com proposta ousada de arquitetura e paisagismo. O prazo de entrega da segunda fase é julho de 2023.

Já a fase de ampliação final do terminal (terceira fase), será realizada no mês de julho de 2024, com investimento total de R$ 18,5 milhões. As benfeitorias têm como objetivo tornar o espaço mais moderno, melhorar a experiência dos usuários, além de ampliar a capacidade para novos voos.

Leia também:

Sair da versão mobile