Ricos brasileiros embarcam em mais de 50 jatinhos para ver a final da Libertadores no Equador

Imagem: Amaro Aviation

No próximo sábado, 29 de outubro, a cidade equatoriana de Guayaquil recebe a partida única da final da Taça Libertadores 2022, entre Flamengo e Athletico Paranaense. Enquanto os dois clubes lutam em campo rumo à glória sul-americana, ricaços brasileiros lutarão por um espaço no aeroporto local, que verá um recorde histórico de voos e passageiros.

Segundo reporta o jornalista equatoriano de aviação, Nicolás Larenas, o estádio Monumental, onde acontece o jogo, tem capacidade para 59.283 espectadores e deverá estar lotado para a partida de sábado, principalmente por brasileiros, que chegarão nos aviões privados e de carreira e estão pagando “pequenas fortunas” pelo pacote de traslado com ingresso do jogo.

Não apenas isso, serão 22 voos fretados de aeronaves comerciais brasileiras, das empresas Azul, Gol e Sideral, além de mais de 50 jatos executivos, que chegarão ao aeroporto ao longo dos próximos dias.

Como cita Larenas, para atender a essa demanda especial, a Direção Geral de Aviação Civil (DGAC) elaborou o Plano de Fluxo de Tráfego Aéreo que será implementado diante do aumento de aeronaves que devem chegar ao Equador para a final do Copa Libertadores. Por ele, serão disponibilizadas mais de 176 pontos de estacionamento de aeronaves no aeroporto, além de disponibilizar outros aeródromos e até bases aéreas, para o estacionamento e pernoite, se necessário.

A operação especial contempla uma organização em que, para a chegada de voos internacionais, ficou determinado que o pouso das aeronaves ocorrerá a cada 5 minutos, com distância de 15 milhas entre cada uma, com o objetivo de que a carga de trabalho do ATC seja sustentável ao longo do tempo. Na volta, serão atribuídos slots de partida ao aeroporto equatoriano.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias