Início Variedades

Rio de Janeiro pode ganhar título de Capital Nacional do Voo Livre após projeto de senador

Imagem ilustrativa

O município do Rio de Janeiro pode estar prestes a receber o título de Capital Nacional do Voo Livre, conforme um projeto de lei (PL 6.150/2023) apresentado pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ). A proposta, ainda em fase inicial, busca reconhecer a cidade como um dos principais destinos para a prática desse esporte radical, com base em sua rica história e infraestrutura voltada para o voo livre.

Conforme definição da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o voo livre é uma modalidade de esporte radical de alto risco, fortemente dependente das condições meteorológicas e geográficas locais, e pode ser realizado em asa delta ou parapente. O esporte chegou ao Brasil em 1974, quando o piloto francês Stephan Segonzac decolou com uma asa delta do alto do Corcovado. O Rio de Janeiro também sediou, em 1975, o 1º Campeonato Brasileiro de Voo Livre.

Portinho destaca que a capital fluminense é considerada um dos melhores locais do mundo para a prática de voo livre. 

A cidade tem diversas rampas de voo livre, sendo a mais famosa delas a Rampa de Voo Livre da Pedra Bonita. Essa rampa de decolagem é a mais antiga do Brasil e recebe todos os anos milhares de visitantes. Situada a uma altitude de 517 metros, é parte integrante de uma grande área de preservação ambiental dentro do Parque Nacional da Tijuca”, acrescentou.

O senador apontou ainda que o voo livre é uma das atividades turísticas mais populares da cidade, que oferece desde voos duplos para iniciantes até voos de competição para pilotos experientes. 

A concessão do título de Capital Nacional do Voo Livre à cidade do Rio de Janeiro consolidará o reconhecimento nacional e internacional da Cidade Maravilhosa como espaço privilegiado para a prática desse esporte”, afirma Portinho.

Informações da Agência Senado

Leia mais:

Sair da versão mobile