RIOgaleão conquista certificação internacional ISO 9001.

riogaleao_pier-sul-gig-galeao

Após dois anos de preparo e diversas auditorias, o RIOgaleão recebeu a certificação ISO 9001:2015 e passa a ser o único aeroporto brasileiro a ter o registro internacional que atesta sua Gestão em Qualidade em Aeroportos. A Organização Mundial para Padronização, na sigla em inglês ISO, atua hoje em 170 países e padroniza serviços e produtos de instituições dos mais variados segmentos e negócios. O reconhecimento, emitido pela Bureau Veritas, é um marco no sistema operacional de um aeroporto e reforça o compromisso da concessionária em atender as chamadas de emergência e de segurança da forma ideal e no menor tempo possível se igualando assim aos melhores aeroportos do mundo.

A ISO 9001:2015 é uma nova e exigente norma internacional na qual uma instituição precisa atender os mais altos itens e padrões de operação a fim de conquistá-la. Diversos requisitos tiveram que ser cumpridos pela concessionária, além de estar de acordo com os órgãos reguladores da aviação, como a ANAC. O gerente de qualidade e resposta à emergência do RIOgaleão, Alessandro Oliveira, explica que, além de reconhecimento internacional, a conquista garante a manutenção de um alto padrão das atividades, assim como a correção de erros e uma melhor gestão empresarial.

– Essa é uma certificação inédita entre os aeroportos do Brasil e muito difícil de ser conquistada por conta das rigorosas exigências. Mas nos empenhamos em sistematizar todos os processos, alinhar as equipes e preparar os 110 documentos que descrevessem a rotina da empresa. O RIOgaleão investiu R$ 2 bilhões em novas infraestruturas, modernização e segurança com apenas dois anos de operação. Agora com a ISO, a concessionária demonstra que esses investimentos se somam à busca da maior confiabilidade possível com a operação de segurança e resposta à emergência, tanto com relação aos passageiros como às empresas que aqui trabalham.

Para ser reconhecida com a certificação ISO 9001:2015, a concessionária realizou a qualificação dos bombeiros, o alinhamento e treinamento das equipes de segurança e resposta à emergência para que o tempo de um atendimento seja feito de maneira satisfatória, assim como a preparação no caso de um eventual combate a incêndio, a contratação de médicos capacitados e o gerenciamento contínuo do trabalho dos profissionais terceirizados. Além disso, as viaturas de combate a incêndio tiveram que atender a todas as normas de segurança.

Na intenção de oferecer mais garantias para a obtenção da certificação internacional e mais segurança operacional ao público, o RIOgaleão adquiriu também quatro modelos de caminhões Panther 6×6, considerados os mais modernos do mundo para o combate a incêndio. As viaturas são fruto de um investimento de R$ 10 milhões que dão suporte nas operações de emergência e contam com câmera térmica e sensor de infravermelho, o que permite visualizar os focos principais do incidente, mesmo em ambiente completamente tomado pela fumaça.

Os caminhões são operados por um motorista e três combatentes e possuem ar-condicionado, rádios comunicadores, sirenes, alarmes e quatro canhões de água no teto e no para-choque. As mangueiras medem 50 metros e o jato de água alcança até 75 metros de distância. Ao entrar em ação, o veículo vai de zero a 80 km/h em 35 segundos, alcançando até 113 km/h, o que torna possível que chegue ao local da emergência em, no máximo, três minutos.

Agora, o próximo passo é manter a qualificação das suas equipes e capacitar terceirizados e novos integrantes com os mais rigorosos padrões internacionais. Desta forma, o RIOgaleão quer que outros departamentos do Aeroporto Internacional Tom Jobim, como engenharia, financeiro e operações, também recebam a certificação ISO. O objetivo é mostrar ao mercado e aos passageiros que a concessionária busca a excelência no dia a dia operacional e um sistema de gestão da qualidade em aeroportos unificado com as principais e mais importantes normas internacionais.

 
Da Assessoria de Imprensa da RIOgaleão.
 

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Com avião da Mônica, recomeçam os voos de passageiros no SJK...

0
O Aeroporto Internacional Professor Urbano Stumpf, também conhecido como SJK Airport, acaba de voltar a contar com voos comerciais de