‘Risco aumenta se o aeroporto for fechado abruptamente’ diz ABRAVOO sobre o Carlos Prates

A Associação Brasileira de Segurança de Aviação destacou que um fechamento desordenado do Aeroporto Carlos Prates aumenta o risco de acidentes aeronáuticos.

O Aeroporto que é o maior centro de formação de aviadores do país está hoje ameaçado, devido a movimentos da prefeitura de Belo Horizonte para o fechamento dele, sem opção alternativa para os aviões e empresas ali instalados.

Neste sentido a ABRAVOO esclarece que um fechamento desordenado, que está previsto para o próximo dia 1º, é prejudicial para a segurança de voo, veja a nota:

Qualquer discussão acerca de operações da aviação civil deve ter como um dos pontos
principais a segurança de aviação e a gestão do risco. Numa análise prévia, a Associação Brasileira de Segurança de Aviação concluiu que a operação do aeroporto Carlos Prates exerce fundamental importância para o seguro e adequado fluxo de tráfego aéreo na região de Belo Horizonte, bem como para adequada e segura formação de profissionais na área da aviação civil brasileira.

Com isso, nas discussões sobre eventual desativação do referido aeroporto, deve-se
levar em consideração que qualquer mudança não pode ser feita de forma rápida ou
abrupta, em curto período de tempo, sob possibilidade de aumento significativo do risco
de acidentes aeronáuticos. De qualquer forma, qualquer mudança significativa na área da aviação civil, como é o caso, deve ser precedida de um PLANO DE GESTÃO DA MUDANÇA COM FOCO NO RISCO, com prazo adequado, neste caso estima-se 6 (seis) a 12 (doze) meses.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias