Início Empresas Aéreas

Rolinha, preguiça e macaco são colocados em aviões da Latam rumo às suas novas casas

A LATAM Cargo, por meio do programa Avião Solidário, realizou nesta semana o transporte de quatro animais silvestres em ação coordenada em parceria com IBAMA, Instituto Onça-Pintada, de Goiás, e Parque das Aves, de Foz do Iguaçu, para ajudar a preservar rolinha-roxa, macaco-aranha e preguiça.

Na segunda-feira (18), ocorreu o transporte de um casal de aves da espécie rolinha-roxa (Columbina Talpacoti). Os animais estavam no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) de Florianópolis, Santa Catarina, sob os cuidados do Instituto Espaço Silvestre, e foram transportados para o Parque das Aves para ofortalecimento das ações de conservação dessa espécie.

Os animais foram transportados de Florianópolis para São Paulo no voo LA3457 e seguiram para Foz do Iguaçu no voo LA3110, que pousou em seu destino às 19h10.

Os dois animais farão parte das ações de manejo atualmente desenvolvidas no Parque das Aves para viabilizar a conservação de uma espécie muito similar: a rolinha-do-planalto (Columbina Cyanopis), que está ameaçada de extinção. Ou seja, as aves serão aproximadas com outros animais que hoje vivem no Parque das Aves para formação de casais visando a reprodução. 

“O transporte da LATAM é crucial para fortalecer os esforços atualmente empregados pelo Parque das Aves e seus parceiros em projetos de conservação que estão em desenvolvimento. Essa parceria contribui com o abrigo e acolhimento de animais que por ações antrópicas não têm a possibilidade de retornar ao seu ambiente natural, bem como no transporte de animais que são peças-chave para a conservação direta ou indireta de espécies muito ameaçadas de desaparecer”, destaca Paloma Bosso, diretora técnica do Parque das Aves. 

Na quarta-feira (20), foi a vez de uma preguiça, Bradypus tridactylus, e de um macaco-aranha, Ateles belzebuth, serem transportados. Vindos de Boa Vista, ambos os animais foram retirados dos seus pais muito jovens e não aprenderam a se defender e buscar alimentos no meio silvestre, tornando-se assim vulneráveis à predação.

O destino dos animais é o Instituto Onça-Pintada, que é reconhecido pelo IBAMA (https://jaguar.org.br/), localizado na região rural de Mineiros, no interior de Goiás. Os animais foram transportados de Boa Vista para Brasília por meio do voo LA3709 e seguiram para Goiânia no voo LA3734, chegando ao seu destino às 20h10.

Informações da Latam

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile