Início Indústria Aeronáutica

Rolls-Royce anuncia nova etapa em programa de propulsão a hidrogênio para a aviação

Imagem: RR

Farnborough – A Rolls-Royce anunciou hoje (18) o lançamento de um novo programa de hidrogênio para a aviação e deu mais uma atualização em sua pesquisa sobre energia elétrica híbrida, com foco em uma continua busca por soluções focadas na sustentabilidade da aviação.

“Juntamente com nosso compromisso de melhorar continuamente a eficiência das turbinas a gás e demonstrar compatibilidade com o combustível de aviação sustentável, esse trabalho garante que continuaremos desempenhando um papel de liderança na busca pela aviação Net Zero“, disse a empresa em uma nota.

Hidrogênio

Como novidade em sua pesquisa de propulsão por hidrogênio, a Rolls-Royce disse que está planejando uma série abrangente de testes de sonda e motor para provar que o combustível pode fornecer energia com segurança e eficiência para aeronaves de pequeno e médio porte a partir de meados da década de 2030. Temos outras ambições de passar para uma fase de teste de voo como parte do programa a longo prazo.

Dois testes de solo estão planejados, usando um motor Rolls-Royce AE 2100, no Reino Unido ainda este ano, e em um motor a jato Rolls-Royce Pearl 15 em uma data futura – uma série de opções de localização estão sendo avaliadas para isso, incluindo a instalação de teste Rolls-Royce no Mississipi, EUA. 

Isso será definido em breve, enquanto progridem os testes de combustão de hidrogênio já em andamento em parceria com a Loughborough University e o instituto de pesquisa alemão DLR, com a contribuição da Cranfield University no gerenciamento do sistema de combustível.

O programa segue pesquisas de mercado realizadas pela equipe Fly Zero do UK Aerospace Technology Institute e pelo Projeto NAPKIN (New Aviation Propulsion Knowledge and Innovation Network), ambos com representação da Rolls-Royce, e ambos concluíram que há potencial de mercado para aeronaves movidas a hidrogênio. A iniciativa também complementa pesquisas mais amplas sobre infraestrutura e transporte de hidrogênio que a Rolls-Royce já está realizando com a easyJet. 

Elétrica

Sobre as pesquisas voltadas por propulsão elétrica, a Rolls-Royce atualizou que ela foi testada em um demonstrador Power Generation System 1 (PGS 1) – composto por um motor AE 2100 com controles especializados e sistemas de gerenciamento térmico. Testes em Bristol, Reino Unido, e Trondheim, Noruega, foram recentemente concluídos e confirmaram que o sistema forneceu mais de 1,5 megawatts de energia – a primeira vez que isso foi alcançado no setor de aviação.

“A Rolls-Royce está agora aprendendo e realizando mais trabalho para entender como uma versão de produção do PGS 1 pode ser alcançada e discutindo com os fabricantes de aeronaves quais podem ser seus requisitos futuros”, comentou a empresa.

Chris Cholerton, Presidente da divisão Aeroespacial Civil da Rolls-Royce, disse: “Somos pioneiros em energia e este programa nos coloca em uma ótima posição para pavimentar o caminho para tornar realidade os sistemas híbrido-elétricos e hidrogênio. Combinado com nosso trabalho em Combustível de Aviação Sustentável e mais eficiência nas turbinas a gás, estamos fazendo um progresso real para tornar o voo Net Zero uma realidade”.

Para mais informações da cobertura do AEROIN direto de Farnborough 2022, clique aqui.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile