Rolls-Royce diz que rachaduras no motor do A350 são inofensivas

Airbus Divulgação

Embora o motor Trent XWB-84 continue sendo considerado um equipamento extremamente confiável, sem nenhuma necessidade de reparos extraordinários ou paradas não-programadas, a sua fabricante, Rolls-Royce, alertou nessa semana sobre algumas pequenas rachaduras encontradas na máquina.

Durante as inspeções de rotina, foram identificados indícios de desgaste no Compressor de Pressão Intermediária (IPC) em um pequeno número de motores que estão em serviço por quatro a cinco anos e estão se aproximando de sua primeira revisão. A fabricante, no entanto, salienta que nenhum desses motores experimentou qualquer operação anormal durante o voo, mas que está olhando outros motores de vida útil semelhante como precaução.

Antecipando as epeculações

Dada a uma escala limitada de trabalho adicional que a RR prevê que será necessária nas visitas à oficina para lidar com esse desgaste, juntamente com a disponibilidade de peças de reposição e motores de reposição, ela não espera que esse problema crie interrupções significativas clientes ou custo extra de material. 

Além disso, a fabricante do motor diz que emitiu esse comunicado na manhã desta terça-feira (11) a fim de dirimir qualquer especulação potencial que possa resultar de uma Diretriz de Aeronavegabilidade (AD) a ser emitida pela Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA). 

Os ADs são instrumentos comuns usados ​​pelos reguladores da aviação para garantir a conformidade com os procedimentos de inspeção e manutenção necessários e emitidos independente do tamanho do problema, inclusive em casos que representem baixo ou nenhum risco.

Quantos motores há

Existem atualmente pouco mais de 100 Trent XWB-84s em serviço por quatro a cinco anos. Durante as inspeções da maioria deles foram encontrados sinais de desgaste em uma média de apenas 1 ou 2 lâminas IPC em e numa minoria dos inspecionados. Também foi analisada uma amostra de motores Trent XWB-84 mais jovens e nenhum desgaste inesperado foi encontrado.

Chris Cholerton, presidente da divisão civil disse: “O Trent XWB-84 experimentou a entrada em serviço mais suave de qualquer motor de widebody que desenvolvemos. É o mais eficiente motor aeronáutico civil em serviço no mundo, com confiabilidade inigualável. Os motores que agora entram para revisão já percorreram o equivalente a 350 vezes ao redor do mundo, sem manutenção não planejada. É reconfortante ver que nosso regime de inspeção proativa nos permitiu identificar e resolver rapidamente esse problema e minimizar qualquer impacto potencial em nossos clientes”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias