Rolls-Royce testará combustível 100% sustentável em motores de última geração

Como parte de sua estratégia de descarbonização, a Rolls-Royce vai usar combustível de aviação 100% sustentável (SAF) pela primeira vez em testes de solo de motor em tecnologia de próxima geração. Os testes terão como objetivo confirmar que o SAF não misturado contribui significativamente para melhorar o desempenho ambiental dos motores de turbina a gás.

O SAF usado nos testes foi produzido pela especialista em combustível de baixo carbono World Energy, da Califórnia, fornecido pela Shell Aviation e fornecido pela SkyNRG. Este combustível não misturado tem potencial para reduzir significativamente as emissões líquidas do ciclo de vida de CO2 em mais de 75 por cento em comparação com o combustível de aviação convencional, com a possibilidade de reduções adicionais nos próximos anos.

Esses testes visam demonstrar que os motores atuais podem operar com 100% SAF, estabelecendo as bases para mover esses combustíveis em direção à certificação. Atualmente, o SAF é certificada para misturas de até 50% com combustível de aviação convencional e pode ser usada em todos os motores Rolls-Royce atuais.

Começando nas próximas semanas em Derby, Reino Unido, os testes de solo envolverão um motor Trent que também incorpora a tecnologia de queima enxuta ALECSys (Sistema Avançado de Combustão de Baixa Emissão). O ALECSys faz parte do programa de demonstração de motores da próxima geração UltraFan®, que oferece uma economia de combustível de 25% em relação à primeira geração de motores Trent.

O programa ALECSys é apoiado pela União Europeia através do Clean Sky e no Reino Unido pelo Aerospace Technology Institute e Innovate UK; o programa de testes 100% SAF é adicionalmente apoiado pela ATI, iUK e Gulf Aviation.

Informações da Rolls-Royce

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Programa de subsídios para trazer mais voos internacionais ao Brasil tem...

0
A ação é fruto da parceria entre o Mpor e Mtur, com a Embratur e busca incentivar voos regulares para destinos turísticos do Brasil.