ROMCargo obtém aprovação para realizar voos ao Brasil com aeronave Boeing 747

Foto de Kevin Cleynhens via Air One

A companhia aérea romena ROM Cargo, anteriormente denominada Fly Sky Romania, solicitou e obteve aprovação para realizar voos não-regulares de carga aérea ao Brasil, disse uma fonte próxima da empresa ao AEROIN. Apesar da permissão garantida, ainda não há voos agendados da empresa.

A empresa é nova, tendo conquistado o certificado de operador aéreo das autoridades romenas em meados deste ano. Atualmente, possui apenas um Boeing 747-400F em sua frota (marca YR-FSA). Trata-se de um jato de 1990 (31 anos) que voava anteriormente na tailandesa Thai Airways, primeiro como aeronave de passageiros e depois de carga.

Curiosamente, esse é o primeiro Boeing 747 registrado na Romênia em toda a história, embora o lugar para onde ele menos voe sejam os aeroportos romenos. Uma consulta ao histórico de voos do RadarBox, por exemplo, mostra que a aeronave voa muito entre países da Europa como Alemanha e Holanda, e países da antiga União Soviética, como Quirguistão e Turcomenistão.

Nos últimos meses, sobretudo durante a pandemia, diversas empresas “exóticas” solicitaram autorização para voar ao Brasil, como as moldavas Fly Pro e AeroTranscarga, a bielorrussa Rada Air e a ucraniana Meridian, entre outras. Todas elas honraram seus pedidos e realizaram os voos, então, é possível que, nos próximos dias, apareça uma programação do Jumbo da ROMCargo para o Brasil.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias