Rostec nega redução relevante na frota de aeronaves Sukhoi Superjet 100 ativas até 2030

Foto: Rostec

A Rostec negou informações sobre uma redução relevante na frota de aeronaves Sukhoi Superjet 100 ativas até 2030. A empresa explicou que tais cálculos foram feitos em 2022 e já perderam a relevância. Isso foi relatado à agência estatal TASS pelo serviço de imprensa da corporação aeronáutica russa.

“São cálculos antigos, foram feitos em 2022 para prever, entre outras coisas, os cenários mais negativos. Hoje é maio de 2023 e já é óbvio que isso não vai acontecer. UAC, Irkut e colegas de outras empresas estão fazendo tudo para garantir que o país tenha aeronaves, e a frota atual tenha sido atendida e continue voando. Um trabalho sistemático complexo está sendo realizado na substituição de importações, nossos próprios componentes e montagens estão sendo criados”, comentou Rostec.

O assunto ganhou repercussão depois que o jornal Kommersant, citando uma carta do Irkut, informou que, segundo cálculos da corporação e da UEC, apenas 28 aeronaves SSJ-100 poderiam permanecer em operação até o final de 2030 devido ao esgotamento do serviço e vida útil dos motores russo-franceses SaM-146 instalados neles. 

Segundo o jornal, os fabricantes também pediram às companhias aéreas que estimassem o número de SSJ que precisam ser substituídos por motores russos PD-8.

A Rostec acrescentou que a possibilidade de remotorização no PD-8 está sendo discutida, mas é necessária uma avaliação de viabilidade econômica. Ao mesmo tempo, os motores SaM-146 poderão voar por muito tempo, de acordo com a corporação estatal. 

“Além disso, ninguém descarta os motores SaM-146 – eles poderão voar por muito tempo. Faremos toda a manutenção necessária desses motores por conta própria. Podemos cuidar disso nós mesmos, sem o Ocidente. Não falta muito”, disseram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias