Início Indústria Aeronáutica

Rostec pretende produzir dez aviões Tu-214 por ano até 2025: CEO

Tu-214 – Foto por Dmitry Terekhov

A empresa estatal russa Rostec planeja produzir dez aviões Tu-214 de fuselagem estreita por ano a partir de 2025, disse o CEO Sergey Chemezov em uma reunião com o primeiro-ministro Mikhail Mishustin sobre os resultados das atividades da empresa em 2022.

“A aeronave Tu-214 [é fabricada] na fábrica de aviação de Kazan. Novos hangares estão sendo construídos, será uma fábrica muito grande, com capacidade para produzir dez aviões. Devemos produzir dez aviões já em 2025”, ele disse.

Um aumento na produção desta aeronave para 20 por ano exigirá financiamento adicional, observou o CEO.

O vice-primeiro-ministro russo, Denis Manturov, disse à TASS em uma entrevista em dezembro passado que a United Aircraft Corporation poderia aumentar a produção anual do Tu-214 para 20 aviões, acrescentando que ir além desse ponto seria caro e criaria um desequilíbrio com o projeto MS-21. O plano é entregar o primeiro avião Tu-214 da Rússia com um motor PS-90A fabricado na Rússia este ano, observou ele.

A necessidade de aumentar a produção em série do Tu-214 surgiu em meio às sanções ocidentais impostas à Rússia, à suspensão do fornecimento de aeronaves Airbus e Boeing, bem como à recusa de países europeus e dos EUA em fornecer manutenção técnica e fornecer componentes.

Até recentemente, o Tu-214 era produzido em pequenos volumes e usado apenas na aviação regional. A Aeroflot se tornará um dos principais clientes. De acordo com o ministro dos Transportes da Rússia, Vitaly Savelyev, a empresa considera o Tu-214 um dos pilares de sua frota de aeronaves.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile