Rota aérea mexicana entra na lista das 10 domésticas mais movimentadas do mundo

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A320neo da mexicana Volaris – Imagem: Airbus

A OAG, consultoria especializada em análises do mercado de aviação, acaba de divulgar seu ranking mensal das rotas aéreas mais movimentadas do mundo em número de assentos oferecidos, revelando uma novidade interessante.

Enquanto no mês anterior todas as 10 primeiras rotas domésticas estavam em países da Ásia, na mais recente classificação de programação de oferta de assentos de fevereiro de 2021 uma ligação latina invadiu a dominância da porção leste do planeta.

Os serviços entre a capital mexicana Cidade do México e a cidade turística Cancún têm programado o oferecimento de 374.972 assentos, colocando-se na 8ª posição do ranking.

Rotas domésticas mais movimentadas do mundo em fevereiro/2021 – Fonte: OAG

Apesar da subida da rota latino-americana, é importante notar que tal resultado teve influência da reversão de tendência de recuperação da aviação global neste início de 2021, por conta da volta das restrições de viagem e das preocupações com a disseminação da Covid-19.

Enquanto a ligação mexicana registra os 374 mil assentos na 8ª posição de fevereiro, no mês anterior a 10ª colocada tinha 520 mil oferecimentos de assentos previstos. Neste mês, o 10º lugar das rotas domésticas ficou em apenas 367 mil assentos (queda de 48,6%).

Lista de voos desta quinta-feira, 11, partindo da Cidade do México para Cancun – Imagem: FlightAware

Na ponta de cima, entretanto, as duas primeiras rotas domésticas mais movimentadas do mundo aumentaram sua liderança. A ligação sul-coreana entre Jeju e Seoul subiu de 1,069 milhão para 1,199 milhão de assentos (+12%), enquanto a vietnamita entre Hanoi e Ho Chi Minh City passou de 1,020 milhão para 1,085 milhão (+6%).

Mas, as duas acima descritas foram exceções. Todas as demais 8 rotas que figuravam no ranking doméstico de janeiro tiveram fortes quedas em fevereiro, com destaque para Pequim-Shanghai/Hongqiao, que saiu do ranking ao cair de 695 mil para apenas 281 mil, redução de 59,5%.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Após vários incidentes de incursão em pista, EUA começa a instalar...

0
A FAA planeja implementar o sistema nos primeiros 4 aeroportos até julho de 2024. Vários outros aeroportos o receberão até o final de 2025.