Royal Flight torna-se a primeira empresa aérea russa a sucumbir às sanções ocidentais

Foto de Anna Zvereva, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

A Royal Flight tornou-se a primeira companhia aérea russa a interromper todos os voos devido a sanções impostas contra a Federação Russa pela União Europeia, disse o site Argumenti.ru. Um dos principais motivos para a suspensão dos voos da Royal Flight é o risco de apreensão de aeronaves por locadores estrangeiros. 

Algumas fontes acreditam que os acionistas turcos do grupo poderiam ter tomado tal decisão. Quase todos os 13 Boeings da frota da empresa, especializada em fretamento, foram transferidos para aeroportos da Turquia e do Egito.

Além do transporte internacional, a Royal Flight também operava voos dentro da Rússia. Em 2021, a empresa realizou 6.374 voos, dos quais 1.351 voos foram domésticos. 

Outras companhias aéreas de voos fretados na Rússia – Azur Air, Nordwind e Pegas Fly – até agora anunciaram apenas a suspensão de voos internacionais futuros. Algumas vêm fazendo apenas voos de repatriação de cidadãos russos. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias