Um vídeo viral emergiu na semana passada, mostrando o presidente americano Joe Biden embarcando em um pequeno jato, supostamente acreditando que se tratava do Air Force One. A cena chamou a atenção de críticos, que a interpretaram como um indicativo da falta de consciência situacional do presidente, refletindo preocupações sobre sua capacidade de governar. Rapidamente, o caso foi parar nas redes sociais.
A situação ocorreu após a recente libertação de cidadãos americanos detidos na Rússia, entre eles o repórter do Wall Street Journal, Evan Gershkovich, e o ex-fuzileiro naval Paul Whelan. Biden e a vice-presidente Kamala Harris encontraram-se com os americanos que foram repatriados em voo fretado. Foi nesse momento que Biden foi registrado entrando no jatinho.
Durante a controvérsia, a Casa Branca insistiu que Biden estava a caminho do avião para cumprimentar a tripulação e os passageiros que ainda não tinham desembarcado. Andrew Feinberg, correspondente da Casa Branca para o jornal britânico The Independent, que estava presente no evento, relatou que havia dez pessoas a bordo do jato, das quais apenas três haviam saído no momento em que o presidente apareceu.
Hostages released ! #EvanGershkovich #PaulWhelan pic.twitter.com/wnmsdHPf9E
— Nadia Bilbassy Charters ناديا البلبيسي (@nadia_bilbassy) August 2, 2024
De acordo com Feinberg, era evidente que o presidente pretendia se dirigir àqueles que ajudaram na logística da operação de libertação, incluindo pilotos e outros membros da tripulação. Nesse sentido, o vídeo não mostra Biden tentando embarcar no avião errado, como muitos sugeriram.
Mesmo que este episódio específico não seja um exemplo claro de desorientação, o partido democrata americano já decidiu que Biden não mais concorrerá nas próximas eleições, tendo já sido substituído pela vice-presidente, Kamala Harris.
Joe Biden tried to board the wrong plane.
— Ian Haworth (@ighaworth) August 2, 2024
He's still president, btw. pic.twitter.com/TFMSbEsKKp