Rússia avança em projeto de avião capaz de decolar com apenas 50 metros de pista

Foto: TASS

Um modelo demonstrador da aeronave não-tripulada de decolagem e pouso ultracurto Partizan deve ser produzido em 2023. A informação foi fornecida à TASS pela Fundação para Estudos Avançados da Rússia (FPI). Além disso, a FPI atualizou o status da iniciativa, dizendo que havia testado um modelo dinamicamente semelhante do demonstrador no túnel de vento subsônico T-203 e também em voo.

“Após a implementação do projeto Partizan, está planejado para 2024 criar uma aeronave de demonstração de tecnologia que combine de forma otimizada decolagem e pouso de locais despreparados e limitados, com um voo com alta eficiência de combustível”, disse a entidade.

A aeronave tem sido criada desde 2019 pelo Instituto de Pesquisa de Aviação da Sibéria no âmbito do projeto intitulado “Desenvolvimento e testes de voo de demonstradores de um veículo aéreo não tripulado de decolagem e pouso ultracurto com um motor híbrido e fluxo de ar ativo das superfícies de rolamento”, ou Partizan, no acrônico em russo.

Os termos de referência do projeto estipulam que o demonstrador da aeronave deve ter capacidade de decolar de locais desafiadores, compreendendo plataformas de até 50 metros, levando em consideração restrições nas bordas, ou seja, pode haver floresta ou outros obstáculos ao redor e, ainda assim, isso não impediria sua operação. A decolagem demandaria uma curtíssima distância, pois seu design se aproveita do contínuo fluxo de ar nas asas, lançado pelo motor, que o empurraria para cima.

A ideia principal por trás do projeto de aeronave de pouso ultracurto é o transporte de cargas para locais remotos, que possuem desafios únicos de espaço para a operação. O Partizan é pequeno, terá um peso máximo de decolagem de 3,4 toneladas e poderá transportar uma carga útil de até uma tonelada a uma distância de até um mil km, além de ser controlado remotamente.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias