A indústria russa continua com seus planos de modernização da aeronave Tupolev Tu-214, com foco na redução de peso e otimização do design, apoiada pela instalação de novos equipamentos de alta tecnologia na fábrica de Kazan. A empresa busca aprimorar o desempenho e a eficiência na produção do modelo, mantendo as dimensões e a capacidade de passageiros, informou o Aviacionline.
Como parte da atualização do Tu-214, a JSC Tupolev, pertencente à UAC (Rostec United Aeronautical Corporation), planeja otimizar o peso da aeronave sem alterar seu formato atual.
Conforme explicado por Konstantin Timofeev, primeiro vice-diretor geral da UAC e diretor administrativo da Tupolev, a fuselagem possui diversas vantagens, como a asa de alta qualidade e os motores certificados. No entanto, a redução de peso será fundamental para melhorar seu desempenho.
“O Tu-214 é uma máquina com grandes vantagens e potencial de desenvolvimento. Nosso objetivo imediato é otimizar seu peso para melhorar suas características de voo sem modificar seu comprimento, largura, altura ou capacidade de passageiros”, destacou Timofeev em uma publicação recente.
Outro pilar do processo de modernização é a criação de um centro de design e inovação dedicado ao projeto Tu-214. Este centro, que será liderado pelo próprio Timofeev, reunirá equipes de engenheiros especializados que se concentrarão em diversas áreas, desde o planejamento até os sistemas, serviço pós-venda e centrais.
A Tupolev está atualmente recrutando para esse centro, buscando engenheiros experientes e jovens talentos. O objetivo dessa equipe é promover ideias inovadoras que permitam aperfeiçoar a aeronave e aumentar a eficiência da produção.
Para apoiar a modernização do Tu-214, a Planta de Aviação de Kazan adicionou recentemente duas máquinas de cinco eixos com mesa de vácuo, capazes de produzir peças de grande porte, como asas de até 23,5 metros. Esses equipamentos de fabricação nacional irão acelerar os tempos de produção, reduzindo o trabalho manual com metais e melhorando a precisão das peças.
Timofeev sublinhou a importância dessas novas máquinas, que aumentarão a capacidade de produção e reduzirão significativamente os tempos nas principais fases do processo de fabricação.
Espera-se que outra máquina semelhante seja instalada em 2025. O progresso na modernização da fábrica tem sido monitorado de perto por autoridades como Rustam Minnikhanov, chefe do Tartaristão, e Anton Alikhanov, ministro da Indústria e Comércio da Rússia, que visitaram recentemente as instalações para avaliar os avanços.
Leia mais: